A obra em números28/07/2012 | 16h25

Com trabalho em três turnos, Arena do Grêmio já tem 83% das obras concluídas

Novo estádio do Grêmio deve ser concluído em novembro

Enviar para um amigo
Com trabalho em três turnos, Arena do Grêmio já tem 83% das obras concluídas Lauro Alves/
Vista da Arena à noite impressiona quem passa pela freeway Foto: Lauro Alves
Luis Henrique Benfica

luis.benfica@zerohora.com.br

A pouco mais de cinco meses de seu encerramento, as obras da Arena do Grêmio viraram atração turística. Erguida na zona norte da Capital, às margens da freeway, ela não permite que ninguém fique indiferente a sua suntuosidade. À noite, quando suas luminárias são acionadas para que o terceiro turno das obras seja tocado, o espetáculo fica ainda mais atraente.

Em Porto Alegre desde setembro de 2010, os cerca de 2,6 mil operários, a maioria deles de origem nordestina, já se integraram à rotina do bairro. Há quem comente, em tom de brincadeira, que alguns deles, encantados com moradoras do bairro Humaitá, vieram para ficar. A maioria, contudo, não abre mão das visitas aos familiares a cada dois meses, bancadas pela construtora OAS.

Quase dentro do campo

Antes mesmo de ficar pronta, a Arena já pode ser visitada pelos gremistas. Nos domingos em que o time atua fora, associados que já fizeram a migração para a nova casa realizam um passeio de uma hora pelo local, conduzidos por engenheiros e técnicos envolvidos na obra. O interesse é tão grande que os grupos de visitantes chegam a contar com até 500 pessoas. O que mais impressiona os torcedores é a pouca distância em que eles ficarão do gramado, exatamente como nas arenas europeias. 

Inauguração

Com a desistência do Bayern Munique, que não obteve folga no calendário alemão, o Hamburgo, também da Alemanha, será mesmo o adversário escolhido para a inauguração da Arena. Será preciso uma ginástica para que o clube cumpra o compromisso, pelo qual receberá cota de US$ 1 milhão. Dias 7, 8 e 9 de dezembro, ocorrerá a 16ª rodada do  campeonato alemão, em que o Hamburgo enfrentará o Hoffenheim. Ele precisará ser liberado deste compromisso para viajar ao Brasil. 

Dia 19 de dezembro, a Arena abrirá suas portas para a 10ª edição do Jogo Contra a Pobreza, promovido pela ONU, com a presença de ex-craques como Ronaldo Nazário e Zidane.

Amsterdan Arena

Depois de atuar como consultora do Grêmio no projeto inicial do novo estádio, a empresa Amsterdan Arena volta à cena. Ela foi contratada pela Arena Portoalegrense, empresa responsável por gerir a obra, para atuar na organização dos eventos paralelos ao futebol, a partir de 2013. Multiuso e com capacidade para abrigar 60 mil pessoas, a Arena do Grêmio também será palco de espetáculos e shows artísticos nacionais e internacionais. O primeiro teste será o show da colombiana Shakira, um dos eventos que marcarão sua inauguração, dia 8 de dezembro. 

Número de funcionários - As obras são realizadas em três turnos. Durante o dia, trabalham 2,6 mil operários. À noite, período em que o trabalho se estende das 19h às 5h, são 250 trabalhadores.

Percentual de conclusão - Iniciadas dia 20 de setembro de 2010, com o lançamento da pedra fundamental, a Arena já  tem 83% de suas obras concluídas.

Previsão de inauguração - O cronograma prevê a conclusão das obras para o dia 30 de novembro. A inauguração está prevista para o dia 8 de dezembro, um sábado.

O que dá para observar - Quem trafega pela freeway já pode notar que a cobertura do estádio está quase toda concluída. O percentual chega a 60%. As arquibancadas já estão prontas e serão exibidas a jornalistas terça-feira. Também o acabamento, em tom azul, já está sendo feito.

Comentar esta matéria Comentários (36)

Daniel Campeão do Mundo de verdade

Frantchesco.. Rapaz, aprende uma coisinha: a diferença entre o TIME gremio e o CLUBE Internacional é que nós não vendemos a alma ao diabo pra fazer estádio.Inveja é quando almejamos alguma coisa ou posição de alguém, e não seria esse o nosso caso.Os 2 estádios ficarão show. Simples assim.

31/07/2012 | 13h03 Denunciar

Samuel Battisti

Na realidade, eu acho tão mesquinha essa discussão que sou daqueles que concorda com o amigo ai de baixo quando diz que deveríamos nos orgulhar de futuramente ter dois ótimo estádios do padrão fifa. Qual estado irá possuir isto? Nenhum, então vamos nos orgulhar e não entrar e discussão boba e idiot

31/07/2012 | 13h00 Denunciar

Frantchesco Teloken

a inveja dos colorados me espanta... nunca vi gente tão invejosa, esses dias saiu uma matéria na zero hora, que as notícias sobre o Grêmio são as mais lidas na internet, e grande parte pela ajuda dos invejosos colorados. Deixam de ler as noticias do clube deles para vir aqui.

30/07/2012 | 10h52 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO FIFA

Não pessoal, mas sem sarcasmos, eu concordo com o Eduardo, a guerrinha de estádios é só pra rir. Que capital terá 2 estádios desse porte?? Nem SP, nem RJ, nem MG..Os dois são campeões do mundo e isso deve nos honrar. Perdoem as bobagens aí. Tudo era pra dar risada, desculpem se ofendi alguém.

30/07/2012 | 10h25 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO FIFA

marcocanto. Só pra que tu entendas, vou desenhar: o teu TIME (não clube) DEU o Chiqueirímpico pra OAS construir condomínios de alto padrão. Quanto vale só o terreno ali?? Mas vcs são muito inteligentes mesmo... RRARRARRA.Luiz Covarde eu tenho algumas unidades MInha Casa Minha Vida pra vender ainda..

30/07/2012 | 10h16 Denunciar

PRA

O que faz o recalque, a inveja, o coitadinho está precisando de internação...Está babando de inveja da Arena, pobre coração saci!

30/07/2012 | 09h29 Denunciar

Eduardo

Em breve Porto Alegre terá dois excelentes estádios, realmente dignos da grandeza dos maiores clubes da cidade. Triste ver que alguns babacas vêm aqui fazer comentários (ainda com erros ridículos de português) idiotas, apenas procurando diminuir o contrato do "rival". Somente posso sentir pena...

30/07/2012 | 09h08 Denunciar

Marco Canto

A Arena do Grêmio nem está pronta mas já causa um estrago impressionante na baixa-estima dos colorados. Sábado no jogo do inter, o locutor chamou o jogo inteiro o beira lago de arena... Precisa falar mais alguma coisa? Coisas do Porto Alegre FC 2006.

30/07/2012 | 08h20 Denunciar

Marco Canto

Campeão de tudo fifa: vc é patético meu camarada, parece criancinha mimada. Mau negócio fez o teu clube, que vai gastar mais da metade do que nós pra construir um telhado novo, só que a casa vai continuar velha, além de ficar devendo pelo mesmo tempo.

30/07/2012 | 08h14 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Pois é, campeão de nada fifa, aposto que a tua casa é financiada pela CEF! Baita negócio, né? Quantos milhões a Caixa fatura só com estes financiamentos q nem o teu? Tu és um baita dum otário pensando assim! E tu tens alguma ideia de como foi o negócio do teu timeco com a AG? Pois dá uma pesquisada!

30/07/2012 | 02h19 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO FIFA

Mas falando sério: nem se compara o projeto de modernização do GIGANTE com esse da Arena da Rebaixada. Projetinho simplório esse da Arena. Lá no Gigante terá de tudo, Hotéis, Shoppings, restaurantes, além do design final do estádio, (Inter) 10 x 5 (Gremio). Pra ser bonzinho 5...O GIGANTE ficará NOVO

29/07/2012 | 23h21 Denunciar

samarone

ARENA DO GREMIO.OS DO REMENDO PIRA HAHAHA.REMENDÃOOOOOOO

29/07/2012 | 21h09 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Correa, uma casa linda é o 1º passo pra conquistar 1 mulher linda! Quando é que o teu timeco virou tricampeão nacional? Depois que inaugurou o Beira Rio! O Grêmio virou octa campeão gaúcho depois que inaugurou o Olímpico e Campeão da Libertadores e Mundial depois que inaugurou o Olímpico Monumental!

29/07/2012 | 19h59 Denunciar

André

é tanta dor de cotovelo dessa gente q precisam ficar falando besteira, inveja mesmo !!!!

29/07/2012 | 19h22 Denunciar

Helio Cezar

Acordam colorados.... o chiquerão de voces será reformado e também ficará para a AG durante 20 anos.... vão ver o contrato... remendão terão de volta somente após 20 anos... o nosso será novinho....

29/07/2012 | 19h06 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO FIFA

Luiz Covarde: baita negócio o do Gremio hein, os dirigentes ganharam uma fortuna e entregaram tudo pra OAS, parabéns torcida do Gremio!O clube foi dado pra OAS. Torçam pra que ela não quebre e leve o clube junto pra onde ele merece (a quarta divisão). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK- otários

29/07/2012 | 16h28 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO

ARENA DA REBAIXADA será o nome do galinheiro. Na Europa os torcedores são civilizados, mas no Gaymio... Vão ter de por grades de 10 m de altura pra conter os bambis afetados..Se o Inter não tivesse sediado a Copa, não teriam vendido a alma pra construir o penico da favela. Agora, torçam pra OAS..

29/07/2012 | 16h23 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO FIFA

kkkkkkkkk. Além de bobocas, burros. Primeiro: não será maior, nem em diametro, nem em num. de torcedores, pois o GIGANTE terá 65.000 cadeiras. NEM melhor, pois a reforma deixará o melhor do RS atual ainda melhor que qualquer estádio novo. Inveja? Aonde será a Copa 2014??? .. Sempre imitando o Inter.

29/07/2012 | 16h18 Denunciar

Alexio Dentes

Pra completar, antes que os gremistas urrem de raiva do que eu disse: tá cheio de estádios quase centenários mundo afora que pisam em cima do futuro de vocês, então, parem com essa bobagem ridícula de

29/07/2012 | 15h57 Denunciar

Alexio Dentes

Areninha padrão, bem fraquinha, sem história (e que vai demorar pra ter, do jeito que vai). Estádio do Grêmio? Só se for o "monumental", porque esse aí tem outro dono no registro de imóveis, e só pesquisar.

29/07/2012 | 15h53 Denunciar

mauro

com este time ruim que o segundino tem este estadio vai virar casa noturna,para os aficçiomados da torcida coliguey ,ou um asilo pra vovo ex atletas

29/07/2012 | 11h11 Denunciar

Malu1902

Caro Eduardo - Se o seu clube tiver algo tão grandioso e novo sendo feito, gerando inclusive progresso a uma região da cidade, tenho certeza que o grupo RBS também mostrará! Parece que remendo escondido por lona preta não é muito interessante e bonito de ser visto, tanto que vc está aqui e não lá.

29/07/2012 | 11h09 Denunciar

Mauricio

EDUARDO OS CAMISOLA SEMPRE COM INVEJA, COMO A RBS NÃO VAI COMENTAR A CADA 1% DE CONCLUSÃO DA MAIOR, MELHOR E MAIS MODERNA ARENA DE FUTEBOL DA AMARICA DO SUL. TU QUER QUE ELES FIQUEM COMENTANDO O REMENDÃO DA BEIRA DO ARROIO, QUE MANIA DE RECALQUE.

29/07/2012 | 10h53 Denunciar

Jair Abreu

E os titulos no campo Leandro como estão ganharam alguma coisa neste anos, o onibus e o site tambem são novos e bom

29/07/2012 | 10h10 Denunciar

G Pereira

GOSTARIA DE SABER PORQUE OS AZUIS NÃO COMENTAM SOBRE O ESTÁDIO DELES, SÓ SE PREOCUPAM COM OS VERMELHOS.SERÁ DOENÇA? INVEJA? OU NÃO SÃO GREMISTAS! APENAS ...

29/07/2012 | 09h57 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Eduardo, o que é que tu queres que RBS publique? Notícis sobre o progresso do remendo no Remendão? Aí tu vais ficar brabo pq a RBS estará publicando só notícias negativas a respeito do teu timeco! Resumindo: vocês só sabem chorar e reclamar! Outra coisa: a inveja mata!

29/07/2012 | 02h05 Denunciar

Eduardo Borges

Chiqueirão novo, mas não deixa de ser um chiqueirão hehehehehe É isso aí, agora o gremio tem ônibus (com poltrona 36), site, melhor memorial, contabilidade, gestão... Só falta time! Uma vez segundona, ETERNAMENTE segundona.

29/07/2012 | 00h03 Denunciar

Aldo Brune

Tem louco e burro para tudo.Tem gente até "enchendo o peito" para dizer que tem estádio.Será este pessoal da OAS,que vai receber 22 milhões por ano para que o sócio de um time tenha acesso ao estádio alugado,ou seja,vão receber o que foi investido e ainda ficar com uma área equivalente a 3 estádios?

29/07/2012 | 00h01 Denunciar

Correa

Eduardo gostaria de estufar o peito e dizer"sou campeão" tenho um time confiável e estou ganhando títulos.Estádio novo, é como viver numa mansão com uma mulher feia e q fica sempre no teu pé , não deixando vc dar uma escapadinha; então.... pra q dinheiro,casa linda e mulher feia????

28/07/2012 | 23h52 Denunciar

Gilberto Rocha

Chega dar pena...destes tricolinos com o seu "mundo paralelo" de fantasias...o primeiro nivel...prá começar tem tendencia a ficae vazio...já que os sócios estarão em cima...EMBAIXO VAI SER PRA poucos que podem pagar...NO ANDAR de cima..estarão tão longe qaunto hoje no Olimpinico...

28/07/2012 | 23h40 Denunciar

edgar

Belo estadio para jogar a SEGUNDONA

28/07/2012 | 23h18 Denunciar

PRA

O maior e melhor estádio para o maior e melhor time e torcida...Tem gente se mordendo de inveja!!!

28/07/2012 | 21h52 Denunciar

marcos

inter vai ficar 20 anos morando de aluguel, quando terminar um aluguel vao pegar um estadio com 60 aninhos de idade, pronto para outro .r.e.m.endao

28/07/2012 | 20h42 Denunciar

Luiz H. S. Valente

E notem que está sendo construído o estádio inteiro, a partir do zero! Não é um simples remendinho!

28/07/2012 | 19h51 Denunciar

Eduardo

A RBS não cansa de publicar cada 0,1% do progresso da obra, mesmo que as informações sejam velhas e postadas com fotos anteriores, mas algum propósito deve ter tamanha puxação de saco. Até parece que que a pirâmide de Quéops vai perder seu lugar como a maior maravilha do mundo, hehehehehehe.

28/07/2012 | 16h52 Denunciar

LEANDRO YELLOW

UM GRANDE TIME TEM QUE TYER ESTÁDIO, E O ESTÁDIO DO GREMIO ESTÁ SENDO DO TAMANHO DESSE GRANDE TIME!! PARABÉNS TORCIDA TRICOLOR POR PODER ENCHER O PEITO E DIZER Q TEMOS UM ESTÁDIO GRANDIOSO!!!!

28/07/2012 | 16h47 Denunciar

Siga zh_gremio no Twitter

  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioUruguaio Roberto Silvera apitará jogo da volta entre Grêmio x San Lorenzo- http://t.co/FxCKBqbvD6há 8 horas Retweet
  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioArena oferece descontos de até 50% para Grêmio x San Lorenzo http://t.co/VPoNhQmc6Thá 9 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros