Contestações04/07/2012 | 22h42

Bate-boca da base: Gestão Kroeff acusa atuais dirigentes de falta de investimento

Troca de críticas entre as direções antecipa discussão que marcará as eleições de setembro

Enviar para um amigo
Bate-boca da base: Gestão Kroeff acusa atuais dirigentes de falta de investimento Edu Andrade/Grêmio,Divulgação
Fernando é a maior bandeira da antiga coordenação das categorias de base do Grêmio para comprovar a eficácia de seu trabalho Foto: Edu Andrade / Grêmio,Divulgação
Luís Henrique Benfica

luis.benfica@zerohora.com.br

Cotado para integrar a lista de Mano Menezes nos Jogos de Londres, o volante Fernando é a maior bandeira da antiga coordenação das categorias de base do Grêmio para comprovar a eficácia de seu trabalho.

A goleada de 5 a 2 aplicada pelo Inter no primeiro Gre-Nal decisivo do estadual de juniores foi o mote da atual direção para criticar o projeto desenvolvido no biênio 2009-2010, período em que Duda Kroeff era o presidente. E antecipou uma discussão que marcará a campanha para a sucessão do presidente Paulo Odone, em setembro.
 
Inconformado com as críticas, o ex-diretor Paulo Deitos desfia conquistas como os Brasileiros sub-20, sub-17 e sub-15, o Efipan de Alegrete e o estadual juvenil, todos em 2009, como prova dos bons frutos gerados na gestão passada.

Busatto, atual reserva de Marcelo Grohe, Saimon, Neuton, hoje na Udinese, da Itália, e o volante Felipe Guedes são lembrados por Deitos como jogadores revelados naquele período. Junto com Fernando, fizeram parte do time campeão sub-20. Outros exemplos citados pelo ex-dirigente são o zagueiro Gérson, o volante Misael e o meia Biteco, todos titulares do atual time júnior.

Até o lateral-direito Mário Fernandes, vendido em abril ao CSKA, da Rússia, é relacionado como um bem sucedido resultado da política da administração passada. Deitos recorda que, ao retornar de São Caetano, após a fuga, o jogador foi "adotado" durante três meses pela base, que providenciou acompanhamento psicológico e moradia para os familiares. 

— Nós, sim, é que assumimos com uma base arrasada. Mais da metade dos jogadores sub-20 não tinham vínculo com o clube. Eram promessas da base, mas não pertenciam ao Grêmio — acusa Deitos, citando o volante Paulinho e o atacante Alex como jogadores que saíram de graça do Olímpico após terem sido campeões sub-20 em 2008.

Deitos sai em defesa de Edson Aguiar, coordenador técnico da base até o final da gestão do ex-presidente Duda Kroeff, no final de 2010. Contratado junto com o técnico Paulo Autuori, Aguiar é elogiado pelo ex-diretor pela introdução de uma metodologia única para todas as categorias. De volta ao Catar, Aguiar trabalha na formação de jogadores para a Copa de 2011, naquele país.

— Nada tenho contra o trabalho de Biasotto (Marco Antônio Biasotto, atual coordenador da base). Mas é uma injustiça dizer que Edson Aguiar foi um mal para o clube — afirma Élvio Pires, que assumiu a direção no lugar de Deitos em abril de 2010.

A aposta em atacantes de outros centros, sobretudo o interior paulista, em vez de investir em jogadores que já estão no clube, é apontada pelos antigos dirigentes como uma falha grave da atual coordenação da base.


Comentar esta matéria Comentários (35)

Diego Lima Paz

As duas chapas políticas ficam tentando tirar os méritos do Rodrigo Caetano, que por sinal nem é grande "entendedor" de futebol. Caetano, assim como Guardiola e Mourinho é um cara relativamente jovem e entende que o futebol evolui, ao contrario de presidentes de 70, 80 anos completamente obsoletos.

08/07/2012 | 15h37 Denunciar

francisco eduardo

IMPRESSIONANTE, COMO O GREMIO, SE DESFEZ DOS PRINCIPAIS JOGADORES QUE PODERIAM TRAZER TITULOS, MARIO FERNANDES, MIRALLES, JONAS, RAFAEL CARIOCA, REVER... CONTRATA MAL E AINDA LANÇA NA MIDIA QUE QUER SER CAMPEAO, SÓ PQ TA CONTRUINDO UM ESTADIO QUE NEM É DO GREMIO. É MUITA MIDIA, MUITA ESPECULACAO!!!

07/07/2012 | 13h29 Denunciar

JOEL LORENZI

Na boa leitores.... O Sr. Odone em vez de gerir o Grêmio fica pensando em como atingir nosso co-irmão colorado, tentando contratar jogadores ex-colorados. Deu pra ti Odone e toda sua corja.... Fora Odone e volta Koff, que é menos pior... Pelo menos teremos uma base...

07/07/2012 | 01h18 Denunciar

ricardo andrade

O Paulo Deitos fala que ganharam o brasileiro sub-20, claro pegaram um time pronto, deixado pelo rodrigo caetano. Ou o Caetano volta ou nunca mais teremos uma base, esse Elvio sempre foi chefe de segurança, nunca dirigente de futebol.

06/07/2012 | 21h05 Denunciar

al

As duas chapas ficam brigando e o Gremio se ferrando. Fora politiqueiros dos dois lados e viva o Gremio.

06/07/2012 | 12h43 Denunciar

REMI

FELIPE- tu estás certíssimo, esses politiqueiros estão morrendo de velhos e não largam o osso, igual ao congresso nacional. tem que botar pra fora toda essa corja inútil, já não basta 11 anos sempre se arrastando e servindo de gozação? GRÊMIO É UM CLUBE DE FUTEBOL, NÃO UM ASILO.

05/07/2012 | 22h05 Denunciar

luciano gehlen

Os políticos do grêmio ainda irão acabar com o clube, pois eles pensam nas recompensas e não realmente com o Grêmio!!!

05/07/2012 | 21h54 Denunciar

Rafael

CINCO MUITO FOVERER!! KKKKKKK

05/07/2012 | 21h18 Denunciar

EDUGREMISTAÇO

TEMOS QUE NOS LIGAR GREMISTAS. A TURMINHA DO ODONE E A DO CACALO,ESTÃO NOS FAZENDO DE BOBOS HÁ MUITOS ANOS!ENTRA UMA TURMA ENTERRA O GRÊMIO, E A OUTRA, TORCE PRA DAR TUDO ERRADO,E VICE-VERSA. ENQUANTO ELES ATINGEM SEUS OBJETIVOS PESSOAIS, NOSSO GRÊMIO AFUNDA MAIS E MAIS NO LAMAÇAL ARMADO POR DELES!

05/07/2012 | 18h08 Denunciar

Claudio

Foram duas gestões trágicas, mas o PODRONE ainda consegue ser pior.

05/07/2012 | 17h01 Denunciar

EDUARDO

POR ISSO É QUE NOSSO GRÊMIO ESTÁ NESTA MARÉ DE CLUBE PEQUENO HÁ VÁRIOS ANOS.O GRÊMIO TORNOU-SE VITIMA DESTAS TURMINHAS DE ALMOFADINHAS,QUE BRIGAM ENTRE SI,PARA ESTAR NO PODER DO CLUBE E ELEVAR-SE SOCIALMENTE. INCRIVEL A FALTA DE RESPEITO COM O GRÊMIO DESSA GENTE,PARA COM O NOSSO GRÊMIO.

05/07/2012 | 16h06 Denunciar

Renan

Também a direção passada só investia em base e deu sorte que as apostas renderam (Fernando, Mário etc), por outro lado não investia porcaria nenhuma no time. Time tava sempre quebrado. Por mais que eu não goste do Odone, ele ta tentando. Enfim, presidente no momento tem que ser o Koff!

05/07/2012 | 15h49 Denunciar

Gilmar

Enquanto não espantarem o empresário Jorge Machado e os avaliadores aliados Cacau e Francesco,a base nunca irá para frente.Façam a conta lá,quantos jogadores tem do Machado?.Ele não deixa,ser implantada uma filosofia direcionada ao clube,só para ele.Assim é impossível a base evoluir!!!Confiram

05/07/2012 | 15h07 Denunciar

Jonas

Não sei de quem é a culpa, talvez de todos eles. A base do Grêmio é um fracasso e não é de agora. Todo mundo fala em Rodrigo Caetano, mas que atacante ele trouxe/produziu pro Grêmio no período que esteve aqui? Tem alguma coisa muito errada aí. Desconfio que a base seja usada para proveitos pessoais

05/07/2012 | 14h07 Denunciar

José Moraes

Nós queremos saber é de contratações e não de política.

05/07/2012 | 13h35 Denunciar

LUIZ EDUARDO

Tanto a Gestão Podrone quanto a gestão Kroeff são um bando de polítiqueiros sem noção de futebol, vergonha para esse clube. Ta na hora de renovar, DANRLEI PRESIDENTE!

05/07/2012 | 13h33 Denunciar

rafael

Há algum tempo que o gremio é uma piada de mau gosto. Seria bom ver o gremio contratar uma auditoria externa idônea para averiguar as contas atuais e passadas. Tem gente levando um por fora...só pode!!!

05/07/2012 | 12h43 Denunciar

Ranielly

A mensalidade que eu pagava 20 em 2006 está 100 em 2012. Tem cabimento isso? Se essa diretoria ladra do Grêmio não sair, vou protestar no dia da abertura da arena, queimando meu cartão de sócio la na frente.

05/07/2012 | 12h43 Denunciar

lecavo

Se o fernando é metade do time, tanto que jogamos até com um zaqueiro improvisado, tomara que o mano o esqueça, senão vamos forte novamente para a sul americana.... e precisamos comentar se é melhor ou não termos jogadores vindo da categoria de base...

05/07/2012 | 12h20 Denunciar

Edson Szymanski

somente a torcida unida pode mudar isso que esta acontecendo com o Gremio, é não indo ao estadio, não comprar camisas oficiais, mexendo com o bolso da direção..o inter vai contratar o melhor jogador da ultima copa, enquanto o Gremio, contrata jogadores em fim de carreira e excolorados bixados.

05/07/2012 | 11h54 Denunciar

Felipe

Enquanto não ocorrer uma faxina geral no conselho nada vai mudar porque a mais de 10 anos são os mesmos politiqueiros, seja da situação ou da oposição, que estão lá afundando o Grêmio.

05/07/2012 | 11h51 Denunciar

J.C.Lopes

O Grêmio deveria dar mais atenção as categorias de base. Concordo q o clube fique atento a promessas de outros estados e faça investimentos pontuais (M.Fernandes é o melhor ex), mas precisa investir mais e melhor, c/seriedade e s/imediatismos nas categorias de base e os frutos c/certeza aparecerão!

05/07/2012 | 11h42 Denunciar

Daniel Bresolin de Souza

Porque a diretoria do Grêmio não vai atras da contratação do Riquelme, ontém ele disse que não joga mais pelo Boca, seria a qualidade que falta ao Grêmio e zagueiros pois precisamos urgente!!!!!!!

05/07/2012 | 11h32 Denunciar

Luis Henrique

A solução: se os dirigentes deixasse da politicagem e se unissem, como bons gremistas, poderiam um cuidar da base e outro do Arena e outro do futebol. Seu Odone, pare de criticar a gestão passada, pense na atual. E seu Kroeff, se disponibilize para ajudar e não rebater críticas. (Mas isso é ilusão)

05/07/2012 | 11h30 Denunciar

Luis Henrique

Por isso o Grêmio não ganha nada faz tempo. Agora se tornou só politicagem. E está troca constante de "partidos" na presidência torna uma crítica atrás da outra. É duro torcer hoje para o Grêmio!!

05/07/2012 | 11h27 Denunciar

joao

não adianta ficar nesse xororô ... enquanto TODOS não se unirem em um objetivo de reerguer o gremio a médio prazo (e já estivemos pior...), ficaremos eternamente lambendo feridas.

05/07/2012 | 11h26 Denunciar

Paulo Ricardo Dittrich

urgência na troca de direção do Grêmio....... continuísmo não, precisamos de investimento nas categorias de base, esta direção mostrou que é ruim até em uma renovação de contrato, perdemos bons jogadores de graça, depender de politico para dirigir o grêmio estamos frito.........

05/07/2012 | 10h59 Denunciar

Alvaro

Esta com certeza é a pior administração no Grêmio até hoje, títulos zero, dívidas praticamente duplicadas e ainda tem gente que fala das outras para justificar esta??

05/07/2012 | 10h59 Denunciar

Rodrigo Ramos

EMPRESARIO MACHADO MANDA NO GREMIO, ACORDEM!

05/07/2012 | 10h34 Denunciar

Flávio

Penso que Odone deveria renunciar logo. Antecipa a inauguração da arena, corta a fita e vai embora. Gestão horrível. Não sabe investir até porque tem conceito de futebol errado, se é que tem. Basta ver as incoerências da gestão. Vende Mário Fernandes e fala em ser campeão com Pará e Tony!

05/07/2012 | 10h18 Denunciar

Nestor

Gostaria que explicassem porque o Grêmio só tem 10% do passe do Fernando. São todos iguais, é de tempo que dirigentes e empresários afundam o Grêmio, fora todos. Se forem investigar todos têm o rabo preso. Orçamento de 110 milhões anuais e ganham nada. Aonde vai isso tudo? Salário do Gabriel?

05/07/2012 | 10h18 Denunciar

Jo

Mas que é isso? O sujo falando do mal lavado?? Nem a gestão Kroeff, nem a atual fizeram um mínimo pelo bem do Grêmio. É só questão de politicagem, de benefício pessoal. Quem sofre com isso são os torcedores que amam o tricolor e são obrigados a ver um bando de incompetentes tentar derrubar o Grêmio.

05/07/2012 | 10h01 Denunciar

clovis henrique

essa gestão odone é um desastre, as categorias de base do grêmio não revela ninguém, não ganha nada, é igual ao time principal, um desastre, falta planejamento e organização, sem isso vai continuar essa vergonha.

05/07/2012 | 09h32 Denunciar

MARIO

Isso o Dr. Sbardellotto não vê, né?! Tem que interditar a base do grêmio! Que perigo para os pais que levam seus filhos pra treinar...!

05/07/2012 | 00h28 Denunciar

Markelison

Mandou o Rodrigo Caetano embora da base por politicagem e agora quer criticar? Vergonha na cara é pouco!

04/07/2012 | 22h58 Denunciar

Siga zh_gremio no Twitter

  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioGrêmio aproveitará estreia no Brasileirão para fazer testes para a Libertadores http://t.co/xNh15jGnIz http://t.co/awSjt8C0oyhá 13 horas Retweet
  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioFocado na Libertadores, San Lorenzo deve escalar time reserva no Campeonato Argentino http://t.co/dlkqNITia3 http://t.co/sOpcrlxmtUhá 20 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros