Confirmado!04/05/2012 | 11h21

Zé Roberto é anunciado oficialmente como novo reforço do Grêmio

Em entrevista coletiva, Paulo Odone confirmou acerto do ex-meia da Seleção

Enviar para um amigo
Zé Roberto é anunciado oficialmente como novo reforço do Grêmio Divulgação, Al Gharafa/
Zé Roberto deve chegar a Porto Alegre no dia 22 de maio, três dias após o fim do seu contrato com o Al Gharafa Foto: Divulgação, Al Gharafa

Agora é mais do que oficial: Zé Roberto é o novo reforço do Grêmio para a temporada. O acerto foi confirmado pelo presidente Paulo Odone em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira. O ex-meia da Seleção Brasileira, que atualmente no Al Gharafa, do Catar, chega ao Olímpico no fim de maio com contrato até dezembro e possibilidade de prorrogação até dezembro de 2013.

– Ontem tivemos a alegria de concluir a negociação do Zé Roberto. O nosso 10 que o nosso torcedor espera. Um jogador inteligente, que conhece o jogo, com o aval do técnico Vanderlei Luxemburgo e dos nossos preparadores físicos – elogiou Paulo Odone.

Leia mais:
Técnico de Zé Roberto, Silas atesta boa forma do meia: "Jogaria no Barcelona"
CBF estuda antecipação da janela e pode beneficiar Zé Roberto e o Grêmio

Prestes a completar 38 anos em julho, Zé Roberto deve se apresentar ao Grêmio no dia 22 de maio para realizar os exames médicos. No dia 4 junho, o meia inicia os treinamentos com a equipe no Estádio Olímpico.

O início
Os primeiros passos no futebol foram justamente como meia-esquerda, posição em que o jogador começou a carreira aos sete anos, na escolinha Os Pequeninos do Jóquei, localizada no elegante bairro do Morumbi, em São Paulo. Até mesmo nos primeiros testes na Portuguesa, em 1993, Zé Roberto apresentou-se como jogador de meia-cancha. O experiente técnico dos juniores do clube do Canindé, Zé Maria, foi o responsável pela passagem do jogador para a lateral-esquerda, posição na qual se consagrou e de onde foi convocado para a Seleção Brasileira por Zagallo.

Para contar em seu grupo com Zé Roberto, a Portuguesa deve agradecer aos céus por ter sua sede localizada próxima à Marginal do Tietê, o local de maior afluência de trânsito da cidade. Foi por passar todos os dias em frente ao Estádio do Canindé a caminho do trabalho, que a senhora Maria Andrezina, mãe de Zé Roberto, enxergou uma faixa com uma chamada para jogadores interessados em fazer um teste na Portuguesa. Apesar do garoto preferir ser testado no Corinthians, o clube do seu coração na época, Maria insistiu para que tentasse a sorte no clube de origem lusitana. "Minha mãe sempre me apoiou e decidi respeitar a vontade dela", contou o jogador. Para a alegria dos torcedores da Portuguesa que viram o jogador brilhar na final do Campeonato Brasileiro de 1996 contra o Grêmio.


Foto: Paulo Franken, Banco de Dados


Exterior e volta ao Brasil
Após ser revelado no Canindé, Zé Roberto fechou contrato com o Real Madrid. Um ano depois voltou ao Brasil para atuar pelo Flamengo. Com uma passagem curta pelo Rio, Zé Roberto negociou com o Bayer Leverkusen e voltou para a Europa em 1998.

Auge na Alemanha
Atuou no Bayer Leverkusen durante quatro anos e transferiu-se para outro clube alemão em 2002, o Bayern de Munique. Na nova equipe conquistou os principais títulos da carreira, vencendo o campeonato nacional por três vezes consecutivas. Na Alemanha, atingiu o auge de sua  carreira.


Foto: Kai Pfaffenbach,Reuters,Banco de Dados

Ídolo no Santos
Após nove anos fora do Brasil, Zé Roberto fechou contrato de empréstimo com o Santos. Com a equipe, conquistou o título do Campeonato Paulista de 2007 com o grupo e virou ídolo da torcida na Vila Belmiro. Foi apontado como o melhor jogador em atividade no país naquele ano.


Foto: Andre Penner,AP, Banco de Dados

Retorno à Europa
De volta ao Bayern Munique, o meia atuou no clube por uma temporada, quando conquistou mais um título nacional. Em 2009 se transferiu para o Hamburgo, onde jogou por dois anos.

Experiência no deserto
Em 2011, após não renovar com o Hamburgo, Zé Roberto assinou com o Al Gharafa, do Catar. Apesar de um bom desempenho em campo, ficou afastado do time principal e fora dos planos até a contratação do técnico Silas pelo clube, que lhe deu nova chance. Voltou a jogar na partida contra o Al Arabi, no dia 27 de janeiro, quando fez uma marca invejável para a idade que tem: além de permanecer em campo durante os 90 minutos, correu 12 quilômetros.

Seleção Brasileira
Zé Roberto foi convocado pela primeira vez por Zagallo quando ainda atuava na Portuguesa. Pela Seleção Brasileira, conquistou a Copa América em 97 e 99 e a Copa das Confederações em 97 e 2005 e participou de duas Copas do Mundo (98 e 2006).


Foto: André Feltes, Banco de Dados

Confira a trajetória de Zé Roberto:
1994 - 1997 - Portuguesa
1997-1998 - Real Madrid
1998 - Flamengo
1998-2002 - Bayer Leverkussen
2002-2006 - Bayern de Munique
2006-2007 - Santos
20007-2009 - Bayern de Munique
2009-2011 - Hamburgo
2011-2012 - Al Gharafa

Comentar esta matéria Comentários (37)

al

Grande contratação, vem só pelo salário, mas é roubado de ninguem, vem dentro da lei. Claro vem para o maior clube do Rio Grande GREMIO

04/05/2012 | 17h55 Denunciar

Lara Campagnollo

Mais um ex-atleta em atividade no RS. No Brasil, poderia se formar o seguinte time de ex-atletas em atividade: Goleiro - Rogério Ceni; Defesa - Bolivar, Indio, Kleber; Meio de Campo - Tinga, Roger, Ronaldinho, Juninho, Felipe e Zé Roberto; Ataque - Adriano e Yarlei.

04/05/2012 | 17h23 Denunciar

Thalles

Beleza. Agora só falta contratar o Humberto, o Doisberto e o Tresberto, para formar o quadrado no meio campo. É de dar pena!

04/05/2012 | 17h18 Denunciar

Nelmo

DA-LHE GRÊMIO . PARABENS PRESIDENTE ODONE

04/05/2012 | 17h05 Denunciar

Ledovino Picolotto

Espero estar mordendo minha lingua, mas já não temos vovôs demais neste time, contratar ex-jogadores é fácil, queremos atletas de primeira grandeza, de que adiante vender o Mário Fujão, que tem toda uma carreira pela frente e contratar um atleta de 38 anos em fim de carreira.

04/05/2012 | 16h52 Denunciar

Pablo Sant'ana

Bela contratação! Joga muito! Até com 50 anos jogaria mais q marco antonio e marquinhos! Vamoooooo

04/05/2012 | 16h30 Denunciar

Py Washington

Se ele correr metade do que sempre vimos em decorrência da idade, preparo e tal, ja será o dobro do que o gordouglas corria. habilidade e técnica não há comparação. Zé, seja bem vindo à terra mais tricolor do mundo!

04/05/2012 | 15h48 Denunciar

celso

Qdo leio essa notícia de que contratam por (qual salário?) esse jogador,apenas 1 semana depois de ler que o presidente estava vendendo Mário Fernandes para "fechar o caixa",me dá vontade de parar de torcer pelo time. Ou então parar de ler as notícias sobre ele e viver a ilusão de que td muito bom.

04/05/2012 | 15h37 Denunciar

LUIZ FERNANDO

BOAH!!!!! AGORA SÓ FALTA O LUXA ESCALAR O TIME COM ZE ROBERTO, EMERSON E ROGER QUE JÁ ESTÃO CONTRATADOS. REFORÇA COM DINHO, ARCE E NÃO ESQUEÇE DO CAIO JR. PRO ATAQUE.

04/05/2012 | 15h35 Denunciar

Alexsander

Muito papo e pouca taça no Grêmio, tomara não ser mais um covarde que vai amarelar e tirar o pé em grenal valendo título !!! Não adianta ter BOMBONERA se não tiver homens de verdade para jogar !! títulos Odone !! Arena não interessa a gremista de verdade, os gremistas de verdade que querem TAÇA !!

04/05/2012 | 15h32 Denunciar

joao pedro

Foi uma excelente contratação, ótimo jogador, experiente e com uma carreira vencedora. É preciso ter memoria, os mais importantes títulos do Grêmio, contavamos com craques experientes, exemplo: Paulo Cesar Caju, Mario Sergio, dentre outros. Aliar uma boa equipe e o melhor técnico do Brasil, vitorias

04/05/2012 | 15h13 Denunciar

jose

Sempre a mesma história. Jogadores expurgados do exterior não são bom negócio para nenhum clube. Serviria para o Grêmio se o Al Gharafa não tem interesse, clube desconhecido e onde até o Silas é treinador? Já foi bom jogador, entretanto a idade e as últimas informações são desfavoráveis.

04/05/2012 | 14h56 Denunciar

Luiz Carlos

Em breve chegará também o Vampeta e o Bebeto.

04/05/2012 | 14h30 Denunciar

Rodrigo Fonseca

camisa 10 que o nosso torcedor que???esse Odone ta de brincadeira, o cara com38 anos, é uma vergonha!!!!

04/05/2012 | 14h03 Denunciar

carlos

Muito boa contratação. Agora vamos esperar a contratação de um ZAGUEIRO QUE SAIBA CABECEAR PRÁ FORA DE NOSSA ÁREA pois NÃO EXISTE nenhum no Grêmio que faça isso.

04/05/2012 | 13h52 Denunciar

Patrick

Grande contratacao! Fal;ta o zagueiro Lugano! Vamos Gremio!

04/05/2012 | 13h34 Denunciar

leandro Crespam

Nao adianta criticar as contratações, precisamos dar força ao time, o que pode ser feito é mandar uma duzia de pereba que nao estao jogando embora para fins de diminuir a folha de pagamento e sobrar alguma grana pra tentar reforçar o time.

04/05/2012 | 13h25 Denunciar

Eduardo

Alguém sabe o salário que ele ganhará???

04/05/2012 | 13h22 Denunciar

Luiz Fernando

Grande jogador para o time MASTER do Grêmio. Só jogando a toalha mesmo.

04/05/2012 | 13h10 Denunciar

Rodrigo Tricolor

Mais um ex jogador no Grêmio, coitada da arena, um estádio com o que tem de mais moderno no mundo e com pernas de pau para estragar a grama

04/05/2012 | 12h53 Denunciar

Fabricio Lazzaron Pinto

Até que enfim!!! Grande reforço

04/05/2012 | 12h51 Denunciar

claudio

Tem que avisa-lo para não esquecer de trazer a "bengalinha"

04/05/2012 | 12h50 Denunciar

ARTHUR

Virou azilo agora, mais um que veio se aposentar no humaitazão.

04/05/2012 | 12h36 Denunciar

MARCELO BRUM SIQUEIRA

Grande contratação, quem acompanha futebol sabe que o Zé Roberto além de ser um grande craque é um atleta exemplar, joga facil mais 2 anos em alto nível!!

04/05/2012 | 12h35 Denunciar

Auro Gattino

O mundo do futebol anda sendo influenciado pelo mundo dos prazeres como o da bebida... Zé Roberto deixa o Al Garafa pra vir pro Grêmio.. Já o Mário Fernandes não larga as garafa e é vendido... agoxxxa mi confundi todo. (Tô bêbado já).

04/05/2012 | 12h33 Denunciar

DANIEL MARTINS

Que saudade do tempos antigos do gremio agora de antigo so jogadores ate quando vão trazer 3° idade pro gremio sera que não tem jogador mais novo!!! assim não da ou melhor da sim desgosto pro torcedor eu larguei de mão.abs

04/05/2012 | 12h31 Denunciar

Jorge

Sangue novo no time.....hahahahaha

04/05/2012 | 12h30 Denunciar

Auro Gattino

Agora só falta o Cafu, Mazinho, Bebeto e Romário...Gilberto Silva e Zé Roberto já estão aí.

04/05/2012 | 12h30 Denunciar

Gustavo

Não ficou claro na reportagem, é para os masters ou profissinal??

04/05/2012 | 12h21 Denunciar

Andre Luiz Johann

Parabéns GRÊMIO pela bela contratação de ZÉ ROBERTO, grande atleta crakasso de bola, da-lhe Grêmio...

04/05/2012 | 12h18 Denunciar

carlos eduardo da silva

como traz um jogador que varios clubes nao querem por sua idade,entrevista paulo odone diz que ze roberto esta melhor fisicamemte que seu grupo atual,esse odone belo presidente do gremio,mesmo erros pasados nao apredeu com o inter ser campeao de tudo precisa ter grupo.

04/05/2012 | 12h09 Denunciar

PRA

Peraí Luxemburgo, o 10 que a torcida espera? Não era bem Zé Roberto de 38 anos, era Giuliano, Cristian Rodriguez e foram esses que a direção prometeu. Vamos rezar para que dê certo!

04/05/2012 | 12h06 Denunciar

Fabio Ravasa

Agora esta faltando Cafu, Roberto Carlos e Denilson! hehehe Daleee Gremiooo!!

04/05/2012 | 12h06 Denunciar

carlos eduardo da silva

como traz um jogador velho,em entrevista diz que jogador esta melhor fisicamemte que o seu grupo atual esse paulo odone continue pensando assim gremio seguda divisao esse sera o fim de ano gremista

04/05/2012 | 11h59 Denunciar

FANATICO

Ah...agora vai. Um guri novo, cheio de gás, com um futuro promissor pela frente.kkkkkkkkkk

04/05/2012 | 11h54 Denunciar

Rodrigo R

Fora ODONE! Não vamos ganhar nada esse ano. Estamos montando um time com jogadores desmotivados e velhos. Fico impressionado como tem gente que fica feliz ainda.

04/05/2012 | 11h39 Denunciar

claudia

Muito Bom!!