Denúncia no papel02/05/2012 | 18h05

Súmula do Gre-Nal deve levar Vanderlei Luxemburgo à justiça desportiva

Árbitro do clássico, Márcio Chagas, relatou invasão de campo pelo técnico e ofensas

Enviar para um amigo
Súmula do Gre-Nal deve levar Vanderlei Luxemburgo à justiça desportiva Diego Vara/
Técnico foi expulso por Mário Chagas no Gre-Nal Foto: Diego Vara

O árbitro Márcio Chagas da Silva registrou na súmula do Gre-Nal ofensas do técnico Vanderlei Luxemburgo a ele e ao quinto árbitro, Carlos Selbach. Chagas também relatou a invasão de campo pelo técnico após ser expulso. Ao descrever a confusão envolvendo Luxemburgo, o árbitro citou que um dos gandulas, que não repunha a bola de maneira equilibrada para as duas equipes.

Até o final da tarde de ontem, a súmula ainda não havia chegado à secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol. O prazo legal para que isso ocorra se esgota hoje. A partir disso, ela será repassada a um dos dois procuradores. Ele analisará o documento e, caso decida por oferecer denúncia, Luxemburgo será julgado pelo tribunal.

Veja o conteúdo da súmula:

"Aos 64 minutos, a partida foi paralisada devido a saída da área técnica do Sr. Vanderlei Luxemburgo,técnico da equipe do Grêmio FBPA, que partiu correndo em direção a um dos gandulas do S.C. Internacional, que não estava agilizando a reposição de bola de maneira igual as equipes disputantes. Cito que a partida já havia sido paralisada por mim. Houve uma grande discussão entre ambos e troca de empurrões, ocasionando um tumulto tendo (sic) que ser contido pelos atletas das equipes disputantes. Prontamente, com a situação normalizada,ambos foram expulsos.

O gandula saiu rapidamete, já o Sr. Vanderlei Luxemburgo, técnico da equipe do Grêmio FBPA, ao ser expulso, adentrou no campo de jogo e, com o dedo em riste, proferiu as seguintes palavras a mim: "Vai tomar no seu c.,vai tomar no seu c.,vai tomar no seu c.. Tu estás errado e sendo conivente com tudo isso aqui".

O mesmo se retirou do campo de jogo e continuou a gritar em direção aos 4º e 5º árbitros as seguintes palavras:"Vocês todos são coniventes com isso, a Federação é conivente com tudo isso aqui". Dessa forma o 5º árbitro, Carlos Henrique Selbach, pediu para o Sr. Vanderlei Luxemburgo que se retirasse, pois estava expulso e não poderia mais continuar exercendo sua função na área técnica de sua equipe, assim como estava interrompendo o andamento da partida, foi quando continuou a gritar ao 5º árbitro, dizendo-lhe as seguintes palavras:"Você é um merda,você é um merda.Você é conivente com tudo isso que esta acontecendo, seu merda".Após estes fatos a partida voltou a ser disputada novamente."

Comentar esta matéria Comentários (28)

Pedro Antonio

Tudo o que o árbitro citou na súmula aconteceu; ele só omitiu a própria covardia, pois o Guinazu meteu o dedo no nariz dele, apitou o jogo na prática e sequer foi advertido. Márcio, deveria escrever: "Fui um árbitro covarde, me deixei intimidar pelos jogadores do inter e por isso não fui isento.

03/05/2012 | 15h29 Denunciar

jurandir pinheiro

Valeu Luxa pelo menos eles não incomodam mais ninguem com essa malandragem...

03/05/2012 | 11h28 Denunciar

jurandir pinheiro

GOSTARIA QUE O TIME DO GREMIO FOSSE MAIS BRAVO E NÃO ACEITA-SE SITUAÇÕES COMO DO GRENAL ONDE O GINAZU E O TINGA APITARAM O JOGO, ALIAS O GINAZU NÃO FOI EXPULSO PQ, SERÁ QUE OS OS ARBITROS QUE APITAM SEUS JOGOS O TEMEM? POIS NO GRENAL NEM AMARELO LEVOU, E OLHE QUE DEU LENHA!!! BHA!!!

03/05/2012 | 11h26 Denunciar

jurandir pinheiro

QUERIA DIZER QUE POR MAIS QUE O LUXEMBURGO POSSA TER ERRADO EM RECLAMAR DO GANDULA E DESTA FORMA O GREMIO TER FICADO SEM COMANDANTE NA BEIRA DE CAMPO, EU TORCEDOR GREMISTA A APOIO, POIS ALGUEM TINHA QUE PARAR ESTA FRESCURA DO INTER... AINDA BEM QUE ESTE ALGUEM QUE TEVE CULHÕES É DO GREMIO...

03/05/2012 | 11h21 Denunciar

Leodocir Kaiser

O Juiz, se tiver a coragem que não teve na hora do jogo, deveria também relatar as ofensas recebidas de Tinga e Guinhazu.

03/05/2012 | 09h36 Denunciar

Leodocir Kaiser

Será que o Juiz vai relatar também as ofensas recebidas de Tinga e Guinazú?

03/05/2012 | 09h34 Denunciar

Sergio

Sou colorado. Vão julgar o que? É o calor da derrota. Chega. Se fosse na Europa, imaginem o escandalo. Mas estamos no Brasil, agride-se verbalmente e fica tudo por "isso mesmo". Gre-nal é gre-nal.

03/05/2012 | 09h03 Denunciar

Maturana

A Punição deverá ser exemplar. Deve ser mostrado a ele, que não está no meio de uma tribo indígena !!!!

03/05/2012 | 08h19 Denunciar

Galleano

São coniventes sim!E a FGF é omissa ou mal intencionada , e não é de hoje.

03/05/2012 | 07h30 Denunciar

Vagner

Vanderlei,um multicampeão e multibobalhão....tem que levar punição um desbocado desses..

03/05/2012 | 05h38 Denunciar

Evandro

Lamentável ter que mostrar o que todo mundo já sabia! Ou os gandulas vão trabalhar direitinho no jogo com o Caxias? Atenção, ou vai acontecer de novo...

02/05/2012 | 23h20 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Ótimo! Que belo gesto! Alguém tinha que tomar alguma atitude contra esta sujeira, mesmo correndo o risco de receber uma punição! E tinha que ser algo forte, que chamasse a atenção e provocasse polêmica! E deu certo: a Federação proibiu gandulas dos clubes e vai formar um quadro de gandulas neutros!

02/05/2012 | 22h49 Denunciar

luiz carlos

Pessoa simples, de fino trato não pode ter proferido tais palavras. Penso que o árbitro tenha se equivocado no relato da súmula.

02/05/2012 | 22h00 Denunciar

Fred

Não é surpresa nenhuma: nem pra torcida do Grêmio e nem pra do Inter. Mostra bem uma pessoa sem EDUCAÇÃO NENHUMA, não adianta ter DINHEIRO, ele nunca vai ter CLASSE.

02/05/2012 | 19h34 Denunciar

Gustavo

Desde os tempos de Felipão no Grêmio, este senhor faz isto. Quer tirar a atenção do jogo toda pra ele. Será que não percebeu que isso não ganha jogo? Se o clube tivesse comando, o cidadão em questão estaria treinando os juvenis a partir da segunda. O que ele faz não se vê nem em torneio de escolinha

02/05/2012 | 19h29 Denunciar

Giovani

A semana inteira que anteceu este Grenal se falava sobre este problema do cantula e mesmo assim aconteceu esta sacanagem pra começar o internacional com o porte que tem não tem vergonha de usar este tipo de jogo sujo pra ganhar campeonato agora quanto o papel da federação... sem comentários...

02/05/2012 | 19h28 Denunciar

Jose Blasio

É assim mesmo no futebol gaucho, quem fala verdades a respeito da ligação colorada com a harbitragem e a federação gaucha é punido. Imped inexist. último zagueiro (Moledo) faltoso não punido c/ cartão vermelho, inversão de faltas, faltas inexistentes, gandulas treinados, Noveletto zombando grêmi etç

02/05/2012 | 19h26 Denunciar

wellington

esse sr q ja treinou grandes clubes e agora treina um pequeno acha q no sul vai voltar a ser um grande treinador.acontece q esse clubinho q contratou esse sr deveria entender q ja foi um dos grandes e agora não falta muito pra ser igual a o juventude.

02/05/2012 | 18h57 Denunciar

Nélson

A culpa pela derrota no grenal é do gandula. Conta outra, esse grêmio só estava disputando o grenal, pq tiraram 6 pontos do cruzeiro. Time ruim, que não nenhum campeonato há dez anos.

02/05/2012 | 18h56 Denunciar

joao porto

hahahah, punicao para este cara quer ser gala, mais um processo em cima, quer aparecer mais do que tudo, atrasou o jogo entrou com 16 em campo fazer misterio de que? realmente este timeco nao tem o que esconder e muito ruim, fica luxa, fica luxa. rrsrsrsrsrsr

02/05/2012 | 18h51 Denunciar

Celso Victor

E o gandula e responsáveis por ele, e pelos atos dele vão ficar impunes. Isso é uma inversão de valores. Parabéns pela conquista da "Taça Gandula". Absurdo!

02/05/2012 | 18h46 Denunciar

Eduardo

As palavras utilizadas já mostram o tipo de pessoa que é Luxemburgo, que é narcisista todos já sabíamos, mas mal educado, agora é que estamos descobrindo. Até agora nenhum atleta do Grêmio fez declaração em apoio a Luxemburgo. Como ele vai cobrar disciplina de seus jogadores depois do que fez ??

02/05/2012 | 18h45 Denunciar

eliseu sousa da silva

e com a o interncional vai acontecer o que sei que o caxias será de certa forma punido por não poder colocar seus gandulas em campo mas fazer o que colorado manda

02/05/2012 | 18h40 Denunciar

cirton

ESTE MESMO ARBITRO FRACO QUE APITOU O GRENAL FOI O MESMO QUE FOI XINGADO A 2 ANOS ATRAS POR UM DIRIGENTE COLORADO QUE DISSE TUDO A ELE PARA O DIRIGENTE NÃO DEU NADA PARA O ARBITRO SIM SE AFASTOU DE APITAR GRENAIS A FED. GAUCHA É COLORADA.

02/05/2012 | 18h36 Denunciar

Eduardo de Power Guido

Muito lúcido. Há tempos, eu não via uma argumentação tão bem elaborada.

02/05/2012 | 18h33 Denunciar

Gabriel

Ahhh, que é isso, elas estão descontroladas!!

02/05/2012 | 18h33 Denunciar

antonio carlos

QUEM DEVERIA SER PUNIDO POR RESPONSABILIDADE DIRETA SOBRE ESTES ACONTECIMENTOS, POIS FOI DEVIDO A SUA MANIA DE MALANDRAGEM QUE ORIGINARAM TODOS OS FATOS, SERIA O ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL! MAS ORA, QUE INOCENCIA A MINHA, ME ESQUECI QUE O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO É CONSELHEIRO COLORADO!!!!

02/05/2012 | 18h19 Denunciar

antonio carlos

O LUXEMBURGO ESTA ERRADO, NÃO DEVERIA TOMAR AS ATITUDES QUE TOMOU! MAS E O EC INTERNACIONAL, QUE DE FORMA DIRETA, ATRAVES DE ATOS QUE JULGA ESPERTEZA EM RELAÇÃO AOS OUTROS, (ATOS ESTES ILEGAIS)NÃO SOFRERÁ NENHUMA PUNIÇÃO? OU SERÁ QUE ELES ACHARAM QUE NUNCA AlGUEM IRIA REVELAR A FALCATRUA?

02/05/2012 | 18h15 Denunciar

Siga zh_gremio no Twitter

  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioSan Lorenzo segura empate com o Boca na Bombonera pelo Campeonato Argentino http://t.co/WhIG1VxqHEhá 11 horas Retweet
  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioNo Ataque: O que diz a Geral sobre o cadastramento na Arena ---> http://t.co/u9kPA3dwwIhá 12 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros