Copa do Brasil02/05/2012 | 21h23Atualizada em 03/05/2012 | 14h41

Grêmio resolve no primeiro tempo, vence o Fortaleza e encaminha classificação

Time gaúcho venceu por 2 a 0 com gols de Marcelo Moreno e Marco Antonio no começo do jogo

Enviar para um amigo
Grêmio resolve no primeiro tempo, vence o Fortaleza e encaminha classificação Jarbas Oliveira/AE/
Marco Antonio marcou o segundo gol do Grêmio na vitória contra o Fortaleza Foto: Jarbas Oliveira/AE

Com dois gols marcados no começo do primeiro tempo, o Grêmio superou o Fortaleza por 2 a 0 fora de casa e encaminhou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Os gols tricolores foram marcados por Marcelo Moreno e Marco Antonio.

No jogo de volta, no Olímpico, na próxima quarta-feira, o time de Vanderlei Luxemburgo pode perder por até um gol de diferença que garante a vaga na próxima fase.


Blitz gremista e gols no início

O técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu na escalação que iniciou a partida diante do Fortaleza. O treinador deixou Gabriel e Facundo Bertoglio e mandou Edilson a campo, além de formar o ataque com dois centroavantes: Marcelo Moreno e André Lima.

Conhecido pela forte pressão ao adversário nos minutos iniciais de jogo, o Fortaleza viu o Grêmio tomar o controle das ações no gramado do Presidente Vargas. O time da casa até tentou chegar ao gol de Victor em duas oportunidades: Esley, aos quatro minutos e Cléo, aos 10, tentaram arremates que passaram longe da meta gremista.

Um minuto depois, a figura do camisa 9 apareceu. Léo Gago cruzou na área e Marcelo Moreno dominou. Com oportunismo, girou e marcou o primeiro gol do Grêmio na partida.

A blitz gremista seguiu e um minuto depois o time de Vanderlei Luxemburgo ampliou o placar. Ao retomar a bola na saída do Fortaleza, Edilson puxou o ataque e cruzou na área, na medida, para Marco Antonio acertar um chute de sem pulo. Golaço! 2 a 0.

Em outras duas oportunidades o Grêmio quase marcou: Edilson cruzou na área, André Lima cabeceou e João Carlos defendeu no meio do gol. Após, Souza arriscou chute de fora da área e quase surpreendeu o goleiro do Fortaleza.

Aí, o time da casa tentou equilibrar a partida. Cléo puxou contragolpe e arriscou de fora da área, longe do gol de Victor. Aos 31 minutos, lance polêmico.  Após jogada de Cléo, Geraldo invadiu a área do Grêmio e foi derrubado. No entanto, o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou seguir.

Aos 34 minutos, Jaílson fez falta dura em Werley e o zagueiro gremista não conseguiu seguir em campo. Acabou substituído por Vilson. Quatro minutos depois, o Grêmio foi ao ataque novamente. Edilson avançou pela direita e chutou forte. Obrigou o goleiro João Carlos a fazer uma defesa difícil. Moreno estava na área e quase aproveitou o rebote. O placar seguiu inalterado na primeira etapa e o Grêmio foi com a vantagem para o vestiário.


Fortaleza pressiona e Grêmio administra resultado

As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. E o Grêmio seguiu atacando. Aos cinco minutos, Edilson cruzou na área, Marcelo Moreno matou no peito, girou e chutou com muito perigo, rente ao gol de João Carlos.

Em seguida, nova jogada de ataque do Grêmio. Marcelo Moreno lançou André Lima, que driblou o zagueiro e chutou colocado, da entrada da área, para a defesa do goleiro do Fortaleza.

A partir daí, o time da casa exerceu forte pressão sobre o Grêmio. Aos 14 minutos, Marielson invadiu a área, chutou cruzado e obrigou Victor a fazer grande defesa. Aos 19, em uma das principais chances do jogo, o baixinho Cléo recebeu completamente livre na marca do pênalti e mandou para fora. Aos 25, Rafinha avançou pela direita e cruzou para Jaílson, que cabeceou com perigo, a esquerda do gol de Victor.

O Grêmio reagiu aos 32 minutos em contragolpe puxado pelo volante Fernando. O camisa 17 avançou pela intermediária e chutou colocado, nas mãos do goleiro João Carlos.

Minutos depois, chance perigosa para o Fortaleza. Marcelo Régis invadiu a área e chutou rente ao poste direito de Victor.

No entanto, aos 40 minutos do segundo tempo, Victor fez o milagre do jogo. Cléo recebeu de fora da área, chutou no ângulo e o arqueiro tricolor, de mão trocada, fez uma defesa monumental.

Ao final de jogo, vitória do Grêmio, que garante uma boa vantagem na bagagem para o jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 22h, no Estádio Olímpico.


Copa do Brasil - Quartas de final - Jogo de ida - 02/05/2012
 
Fortaleza
João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Kauê (Marcelo Régis, 28'/2º); Leandro (Assisinho, 19'/2º), Marielson, Esley (Lucas, 35'/2º) e Geraldo; Cléo e Jaílson
Técnico: Nedo Xavier
 
Grêmio
Victor; Edílson, Werley (Vilson 38'/2º), Naldo e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio (Marquinhos, 36'/2º); André Lima (Saimon, 20'/2º) e Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 
Gols: Marcelo Moreno, aos 11min, Marco Antônio, aos 12min

Cartões amarelos: Pará, André Lima, Fernando (G), Jaílson, Kauê, Ciro Sena (F)

Expulsões: Pará (18'/2º)

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ, Fifa), auxiliado por Roberto Braatz (PR-Fifa) e Fábio Pereira (TO-Asp Fifa).

Público: 19.330 pessoas (18.414 pagantes).

Renda: R$ 406.161


Comentar esta matéria Comentários (7)

Diego Reichert

Desconheço o escanteio que o Léo Gago cobrou!

03/05/2012 | 15h22 Denunciar

gremista

Só faltava essa, se iludirem com uma vitória sobre o poderoso Fortaleza. O Grêmio não jogou nada, continuam errando passes de dois metros, A lima é uma piada de mau gosto, Marquinhos, M Antônio, Pará, Léo Gago são banco no 14 de Julho, criem vergonha.

03/05/2012 | 15h04 Denunciar

vanderlei

CARREATA E FOGUETÓRIO. HI HI HI. POBRE BANANAS.

03/05/2012 | 10h46 Denunciar

Túlio

Como já firsei, o gauchão já foi a próxima é a copa do Brasil,pois essa dupla de zagueiros são muito fracos e assim mais um ano sem título e pior, vai ser inaugurado a arena em dezembro sem um time a altura desse grande empreendimento essa é a direção atual encerrar sem nem ao menos o gauchão.

02/05/2012 | 23h03 Denunciar

Alexsander

Contra o Fortaleza, até eu, porque no Grenal se acovardaram, vamos ver quando pegar um time mais qualificado,vão se borrar de novo covardes !!!

02/05/2012 | 22h49 Denunciar

Túlio

Olha é lamentável a resposta do sr. Paulo Pelaipe na entrevista de hoje a noite depois do jogo dizendo que está satisfeito com a defeza do gremio, pois não levou gol ora, não levar gol do fortaleza é o mínimo que poderia a contecer, pois se trata de um time da 3ª divisão o Gauchão ja foi!!!

02/05/2012 | 22h41 Denunciar

Alexsander

Contra os medíocres é fácil !!! quero ver levantar TAÇA !!! pelo jeito vão abrir um azilo, porque o Emersom e o Roger não jogam !!! melhores que muitos desse elenco fuleiro,bagaceiro e fraco !!!

02/05/2012 | 21h37 Denunciar

Siga zh_gremio no Twitter

  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioBlog Desenho Tático: A crise técnica de algumas peças não é responsável única pelo mau momento do Grêmio -> http://t.co/W95pjvGsqkhá 55 minutosRetweet
  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioBlog Gremista ZH: O Brasileirão começa no começo -> http://t.co/e4QtXSh2RMhá 56 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros