Entrevista exclusiva30/04/2012 | 17h24

Presidente da Comissão de Arbitragem da FGF rebate Luxemburgo: "Não temos que repassar nada para time nenhum"

Luiz Fernando Gomes Moreira reforça que expulsão do técnico gremista foi decisão exclusiva do árbitro Márcio Chagas da Silva

Enviar para um amigo
Presidente da Comissão de Arbitragem da FGF rebate Luxemburgo: "Não temos que repassar nada para time nenhum" Diego Vara/
Depois de cobrar atitude de gandula, Luxemburgo acabou expulso do Gre-Nal 392 Foto: Diego Vara

Na manhã desta segunda-feira, mais tranquilo e resignado com a confusão que culminou na sua expulsão do clássico Gre-Nal desse domingo, no Beira-Rio, o técnico do Grêmio Vanderlei Luxemburgo se desculpou com o árbitro Márcio Chagas da Silva. Mas criticou a Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

— Alguém lá de cima mandou a minha expulsão. Com certeza. [...] Alguém da comissão de arbitragem que fica lá em cima. Os árbitros, sabendo do que acontece nos jogos do Inter, me expulsam de campo por discutir com o gandula. Não tenho dúvidas de que alguém ligou para me mandar tirar do jogo — afirmou o técnico.

Rebatendo diretamente às críticas feitas pelo treinador, o presidente da Comissão de Arbitragem da FGF Luiz Fernando Gomes Moreira argumentou que a expulsão de Luxemburgo foi decisão exclusiva de Márcio Chagas e que ninguém da Federação repassou informações a algum membro da arbitragem.

— Ninguém da comissão passou informação para qualquer elemento da arbitragem do jogo. A expulsão do Luxemburgo foi uma decisão exclusiva do Márcio Chagas — declarou Moreira.

Confira a entrevista concedida na tarde desta segunda-feira a zhEsportes:

zhEsportes — A informação sobre a reposição rápida de bola por parte dos gandulas do Beira-Rio foi repassada ao Grêmio?
Luiz Fernando Gomes Moreira —
Não temos que repassar nada para time nenhum. O que existe é a técnica que os árbitros desenvolvem para apitar. Eles têm autonomia para tomar decisões dentro de campo. A comissão não tem interferência nisso. O que fizemos na reunião técnica que a gente teve no sábado à noite foi proibir o anti-jogo dos gandulas e a violência em campo. Dentro da capacidade deles, eles montam a técnica de arbitragem. Depois do jogo, vamos analisar a arbitragem deles. Se eles não tomam atitudes, aí nós cobramos.

zhEsportes — Isso foi oficializado em algum momento?
Moreira —
Não existe isso no regulamento e na regra do jogo. Nós não temos que passar o que acontece nas reuniões técnicas para clube algum. Não temos obrigação de passar aquilo que nós tratamos com os árbitros, cada um dentro da atribuição. Não temos obrigação legal e nunca fizemos isso. Não existe nenhuma comissão de arbitragem no Brasil que comunique os clubes.

zhEsportes — A decisão da expulsão do Luxemburgo foi exclusivamente do Mário Chagas?
Moreira —
O professor (Luxemburgo) se passou mais uma vez. É um cara bacana. Mas nesse episódio está tendo um pouco de infelicidade. Toda a comissão de arbitragem estava no campo, no reservado da Federação. É proibido levar rádio para ali. Não podemos falar via rádio com os árbitros que estão trabalhando. Eles têm autonomia para tomar a decisão e depois da partida avaliamos se foi a mais correta ou não. Ninguém da comissão passou informação para qualquer elemendo da arbitragem no jogo. A expulsão do Luxemburgo foi uma decisão exclusiva do Márcio Chagas.

zhEsportes — O que a Federação pensa desse tipo de jogada? 
Moreira —
Vamos nos reunir na quarta-feira para tentar terminar com esse tipo de coisa, que não leva a nada. A ideia é criar um quadro de gandulas da Federação. A gente tinha um quadro de gandulas, com estagiários e estudantes de educação física. Se treinava para fazer o trabalho de forma uniforme. Por questões políticas, se tomou uma decisão diferente e agora se percebe que aquele grupo faz falta. Creio que o Novelletto (Francisco Novelletto, presidente da FGF) deve liberar a criação de um quadro de gandulas para os grandes jogos, incluindo a decisão. Até quarta, devemos decidir sobre isso.

zhEsportes — E sobre o lance?
Moreira —
A gente notou que não teve nenhuma interferência dos gandulas no jogo. Os árbitros coibiram. O Márcio tinha parado aquela jogada. Ele sinalizou e parou o jogo. Em reposições de bola na lateral, os gandulas são treinados para repor no mesmo lugar. Quando a lateral saiu mais adiante, o Altemir (Hausmann, auxiliar) mandou voltar para o lugar de origem. A arbitragem atuou de forma uniforme para todos. Desafio que alguém mostre uma imagem de que isso teve influência na partida. Todo o anti-jogo foi coibido pelos árbitros.

Comentar esta matéria Comentários (28)

Paulo

Vejo varios comentarios de gremistas onde afirmam que a vitoria do Inter foi por obra da arbitragem. Pessoal, caiam na real, o Gremio não jogou nada na primeira etapa e no segundo tempo, quando estava melhor, o Luxemburgo fez aquela palhaçada e entregou o jogo, a culpa da derrota e toda dele..

01/05/2012 | 21h24 Denunciar

sidinei pinto

Não é choro de gremista mas eles deram um impedimento absurdo no começo do jogo, o Guinazu deu um carinho para cartão e ele não deu e como dizem o ultimo homen faz falta é vermelho e le não deu para o Rodrigo irão dizer que não mas regra é regra. o Guinazu acha que joga firme ele é violento mesmo.

01/05/2012 | 18h50 Denunciar

pedro

não vi ainda nehum comentario sobre a falta do moledo, no tempo que eu jogava futebol o ultimo homem se cometesse falta erra expulsso. mais talvez o presidente da federação mudou essa regra já que ele não prescissa dar explicaçãonenhuma aos clubes.

01/05/2012 | 17h51 Denunciar

Karl

Se esta pessoa da Comissão de Arbitragem e a FGF pensam que nao devem explicacao nenhuma aos clubes... Entao vamos acabar com a FGF e com a Comissão de Arbitragem. A Comissão de Arbitragem e a FGF somente existem porque foram criados pelos clubes. O tempo da ditadura acabou!

01/05/2012 | 15h39 Denunciar

antonio carlos

O QUE SERÁ QUE ACONTECE COM OS NOSSOS JUIZES EM RELAÇÃO AO GUINAZU? PORQUE ELE DÁ CARRINHO, CHUTA OS ADVERSÁRIOS E NEM SEQUER É ADVERTIDO? PORQUE ELE GRITA COM OS JUIZES, ESBRAVEJA, SAI CORRENDO ATRAS DELES E ELES SIMPLESMENTE VIRAM AS COSTAS E NADA ACONTECE? DEDO DO NOVELETTO?? EXPLIQUE SR MOREIRA!

01/05/2012 | 14h35 Denunciar

Ana Elisabete pozza

O que interferiu no resultado do jogo foi a falta inventada pela péssima arbritagem SEMPRE favorável ao Inter nos grenais, Desta falta originou-se o escanteio do segundo gol. Quando não conseguem inventar penalti como no grenal da final do brasileirão inventam falta porque penalti já está escancara

01/05/2012 | 13h20 Denunciar

Eugenio

Sou gremiata até debaixo da agua agora esse luxemburgo esta mesmo defendendo seu emprego enada mais..luxa ñ arrume desculpa eles ganharão e ponto final,vc perdeu pro caxias tb assim..bom gostaria que a policia federal envestigase odone e pailape pq o que estão trasendo de droga pro Gremio meu deus.

01/05/2012 | 13h15 Denunciar

Andre

Não tem dupla melhor para representar o Grêmio: Odone e Luxemburgo. Odone mete pau na FGF e Luxemburgo na Comissão de Arbitragem. Um dentro e outro fora de campo. Um justifica as contratações e o outro a escalação.

01/05/2012 | 12h57 Denunciar

rodrigo

chora gremio !!!! hehehehehe

01/05/2012 | 12h21 Denunciar

Jairthon

Muito engraçado tudo isso, não acham? primeiro se ouvia reclamações que os Gandulas demoravam para a repor a bola em campo; mas agora, que numa estratégia inversa, estão repondo mais rápido RECLAMAM. Eita povinho que se preocupa com banalidades mesmo. Enquanto isso, somos roubados aos milhoes.

01/05/2012 | 11h58 Denunciar

edson navarini

O Luxemburgo caiu como uma luva no gremio, não poderia existir técnico melhor!!!

01/05/2012 | 11h26 Denunciar

clovis henrique

como gremista realista, digo que perdemos porque o técnico errou na escalação, o time tem um elenco horroroso e o inter foi melhor, o resto é balela, todo ano é a mesma desculpa,a torcida apoia e otime não corresponde, gasta-se milhões com um bando de bagaças que só fazem fiasco.

01/05/2012 | 08h52 Denunciar

Jairo

QUE ENGRAÇADO QUE A FALTA INVENTADA A FAVOR DO INTER NINGUÉM CAMENTA, NA SEQUENCIA HOUVE O ESCANTEIO E O GOL SAIU. O GREMIIO TEM Q LARGAR DE MÃO ESSE CAMPEONATO DE MER.. Q É SEMPRE ARRANJADO PRO INTER!!!

01/05/2012 | 01h00 Denunciar

Paulo Roberto

Tio, o senhor parece-me muito inteligente. Mas pede para seus assopradores de apito que carrinho é cartão, porrada é cartão, último homem e atacante indo em direção ao gol é vermelho e não amarelo. Depois de ensinar isso, podes falar com razão. Comer minhoca e arrotar camarão é fácil.

30/04/2012 | 22h23 Denunciar

Ricardo Luís

Realmente todo o anti-jogo foi coibido só o nosso o guinhazu deu um carrinho perigoso gritou com o árbitro discutiu com o mesmo tentou apitar e nada levou o Bertoglio deu um carrinho levou amarelo encostava no lateral esquerdo deles falta Claro todo o anti-jogo realmente foi coibido isso era visto.

30/04/2012 | 20h17 Denunciar

Carlos H. P. Martins

E as ofensas morais, e as palavras de baixo calão dirigidas ao árbitro, palavras essa ouvidas pelas rádios e tv, e insinuações de que alguém lá de cima havia mandado expulsar ele de campo, ISSO NÃO VAI SER APURADO, O LUXEMBURGO DEVE LEVAR UMA PUNIÇÃO EXEMPLAR.

30/04/2012 | 20h13 Denunciar

Silverio Jose

Não estou entendendo as reclamações em relação ao gandula. Se estivesse atrasando o jogo tudo bem mas não está. Se é lateral largar a bola na mão então também pode pois é com a mão que se cobra o lateral. O Luxa entrar com 14 em campo pode? Daí não é antii-desportivo? O Gremio viu a bola?

30/04/2012 | 20h11 Denunciar

Adenir

O gandula interferiu no jogo sim, modo que o técnico do Grêmio foi espulso motivado p/ atitude desse gandula e q resultou em prejuizo p/a equipe q ficou s/ seu treinador. Admita sua incopetência Sr.Luiz Fernando Gomes Moreira. Agora vão resolver p/ q não aconteça mais. Precisava chegar a esse ponto?

30/04/2012 | 20h00 Denunciar

luis

e este timinho sem casa ainda paga um milhão pra este troxa treinar este time vaseano da azenha

30/04/2012 | 19h50 Denunciar

luis

quem não tem futebol comenta arbitragem.

30/04/2012 | 19h47 Denunciar

Nilson dias

que piada esse luxa, retardou a escalação do seu time,fez uma bagunça com o gandula quando o árbitro já havia parado o lance,por ironia o gol saiu de um escanteio, digamos, dentro da normalidade,agora o sal ha esse sim..faz mal para as lesmas.

30/04/2012 | 19h47 Denunciar

marcos schramm

foi muito infeliz o tecnico do gremio,brigou com o gandula e levou gol de escanteio cobrado normalmente!!!

30/04/2012 | 19h35 Denunciar

LuizLeonidas

Isto é coisa da federação gaúcha que é colorada. O árbitro precisa apitar para que a cobrança seja feita. Os cocolorados só ganham com a ajuda da arbitragem.

30/04/2012 | 19h16 Denunciar

Joarez José

Federação rebate críticas do luxemburgo? este é o problema, a federação tem que ficar na dela, nada de se envolver com os problemas de campo, pra isso tem juiz no jogo, é só preparar melhor eles que nada disso acontece. Precisamos treinar mais estes profissionais, não transformar em máquinas.

30/04/2012 | 18h50 Denunciar

Galleano

O sr Márcio Chagas devia pedir desculpas a torcida do Grêmio , por não expulsar o tal Guina, por marcar faltas inexistentes contra o tricolor ;como a que originou o segundo gol do inter;e não dar os acréscimos devidos.

30/04/2012 | 18h50 Denunciar

Eduardo

O Luxemburgo vai levar este assunto até esquecerem o GRENAL, assim ele não tem que responder sobre a escalação errada e a decisão desastrosa de esconder a escalação até o início do jogo. Os gremistas devem cobrar isto dele. Os jornalistas estão entrando no jogo do Luxemburgo.

30/04/2012 | 18h28 Denunciar

Manuel

Ao desafio proposto pelo Moreira, considero retardamento de jogo pelos gândulas um anti-jogo, logo, é só analisar as reposições de bola feita pelos mesmo após o segundo gol do Inter. Sumiram todos, que coincidência. Devem ter ido ao banheiro, provavelmente. Citando o Galvão, "isso pode, Arnaldo?".

30/04/2012 | 18h02 Denunciar

Manuel Gomes

Desconheço as normas da comissão, mas era questão de bom senso avisar da decisão de reprimir o anti-jogo dos gândulas. O Grêmio havia treinado formas de coibir essa ação em virtude da omissão até então da comissão. Tempo desperdiçado, ao meu ver. Por que não comunicar os clubes interessados? Balela.

30/04/2012 | 17h56 Denunciar

Veja também

clicRBS
Nova busca - outros