É campeão!29/04/2012 | 18h02

Inter vence o Grêmio por 2 a 1, conquista a Taça Farroupilha e garante vaga na final

Gols de Dátolo e Fabrício, para o Inter, e Werley, para o Grêmio, foram destaque em clássico que teve confusão entre Luxemburgo e gandula

Enviar para um amigo
Inter vence o Grêmio por 2 a 1, conquista a Taça Farroupilha e garante vaga na final Diego Vara/
Dátolo abriu o placar para o Inter aos 35 minutos do primeiro tempo Foto: Diego Vara

Com um gol de Dátolo aos 35 minutos do primeiro tempo e outro de Fabrício aos 31 do segundo, o Inter venceu o Grêmio — que havia empatado com Werley aos 10 da etapa complementar — e garantiu vaga na final do Gauchão 2012 contra o Caxias. Pegado, brigado, marcado e com direito a confusão, o Gre-Nal 392 teve todos os ingredientes de um clássico. E premiou com o título da Taça Farroupilha a equipe que apresentou o melhor futebol na tarde deste domingo, no Estádio Beira-Rio.

GALERIA: Confira imagens do Gre-Nal 392 no Beira-Rio

Primeiro tempo
A tônica dos primeiros 15 minutos sofreu uma pequena alteração apenas quando Dátolo abriu o placar para o Inter, exatamente aos 35min58seg. A partir daí, o Inter passou a dominar melhor o meio e a tocar melhor a bola. Já o Grêmio seguiu insistindo nas jogadas pelo lado, nos lançamentos longos e nas bolas para a área. Sem sucesso. A etapa inicial terminou com um Inter jogando melhor futebol e com um Grêmio sem chances de gol, tentando o ataque de maneira tímida.

Foi um primeiro tempo típico de um Gre-Nal decisivo. Marcado, pegado, sem espaços. Toda vez que um jogador colorado ou gremista tentava um passe de pouco mais de cinco metros, o marcador normalmente levava vantagem. Os atacantes tentavam. As defesas travavam. O setor ofensivo de meio buscava a articulação, mas o número de passes errados foi constante muito devido à marcação: firme, ligada, bem posicionada, anulando qualquer possibilidade de chegada próxima à área.


Gre-Nal teve na marcação uma de suas características
Foto: Mateus Bruxel

O jogo começou com um atraso de pouco mais de quatro minutos, às 16h04min, logo após o Grêmio entrar em campo com todo o grupo, titulares e reservas, sem divulgar a escalação. Depois, confirmou-se Miralles, Bertoglio e André Lima no ataque. Ousado para um Gre-Nal, decisivo para um título, talvez. Compacto atrás e com três homens de frente, o Grêmio começou melhor, errando menos passes e retendo melhor a posse de bola. Ao Inter, sobrou recuar para depois se estabilizar na partida, apesar de igualmente se apresentar bem na marcação.

Logo aos 2min43seg, André Lima foi lançado. Ao proteger a bola que corria na direção de Muriel, Moledo recebeu o cotovelo do atacante gremista. Revidou com um olhar feroz e uma reclamação veemente ao árbitro Márcio Chagas da Silva. Aos três minutos, Miralles foi lançado. O impedimento marcado não existia. Índio estava na mesma linha do atacante gremista, que partiria na direção de Muriel.

A primeira chance efetiva de gol surgiu aos 10 minutos. Na verdade, as duas primeiras, uma para cada lado. Primeiro, Fabrício recebeu passe de Dátolo na ponta esquerda e cruzou para Damião. Sozinho, ele cabeceou para o gol. Victor, firme, fez boa defesa. No contra-ataque, Fernando arrancou pela direita e tentou atravessar a bola para Miralles, que, pela esquerda, entrava livre. O passe saiu muito forte.


Miralles (E) tenta se desvencilhar de Sandro Silva
Foto: Diego Vara

Duas reclamações devido a possíveis pênaltis ficaram evidenciadas: primeiro, Guiñazu chutou a gol e Werley levantou o braço. Em virtude do desvio, o árbitro marcou escanteio. Minutos depois, o Grêmio cobrou falta para a área e Werley chutou. A bola partiu na direção do braço, esticado, de Sandro Silva. Mas pegou entre o peito e o ombro. Márcio Chagas, de novo, nada marcou.

O clássico seguiu ríspido, pegado, marcado e, com 19 faltas, terminou a primeira etapa com quatro cartões amarelos: Sandro Silva, Damião e Jackson, pelo Inter, e Pará, pelo Grêmio. Apesar disso, o Inter se impôs. Passou a tocar a bola com mais qualidade no meio e a explorar as saídas rápidas depois das investidas do Grêmio pelas pontas e pelo meio. Até que saiu o gol.

Aos 35min58seg, Tinga recebeu passe de Jajá na intermediária e cruzou para Damião, que dominou no peito, mas, desequilibrado, teve o segundo domínio impedido por um leve toque de Gabriel. O lateral gremista tentou afastar, mas o passe saiu fraco e a bola sobrou limpa para Dátolo, que, de perna direita, emendou no canto direito de Victor: 1 a 0 para o Inter.

O gol acendeu o lado vermelho, de certa forma, desestabilizou o time tricolor. No fim, aos 44 minutos, o Grêmio alçou bola para a área em cobrança de falta. No contra-ataque, Moledo lançou Tinga, que tocou para Jajá e recebeu de volta já na entrada da área, frente a frente com Victor. E o goleiro brilhou. No chão, defendeu firme o chute rasteiro do meio-campista colorado.

Segundo tempo
A saída para o Grêmio levou o time de Luxemburgo ao ataque logo nos primeiros segundos. Marquinhos substituiu Miralles com a clara intenção de preencher o meio e tirar os espaços de Tinga, Dátolo e Jajá. André Lima saiu para a entrada de Marcelo Moreno. Com a bola recuperada, o Inter partiu com Guiñazu, que recebeu uma "gravata" de Marquinhos. Novamente no ataque, o Grêmio conseguiu o seu primeiro chute a gol na partida aos três minutos da segunda etapa. Pará recebeu na ponta esquerda, driblou Jackson e arriscou. Por cima.

Aos nove minutos, o empate gremista. Ao tentar atrasar uma bola aparentemente fácil para Muriel, Moledo tocou fraco e Marcelo Moreno arrancava para empatar o jogo. Depois do erro, o zagueiro colorado cometeu a falta e recebeu cartão amarelo. Irritado, Dátolo atravessou o campo para reclamar do companheiro. Apontando para a lateral, o argentino esbravejava como se previsse o futuro. Na cobrança, Fernando chutou com precisão, no canto de Muriel, que raspou. A bola tocou na trave e voltou para Werley, que encheu o pé para deixar tudo igual: 1 a 1.


Werley empata para o Grêmio após rebote de falta cobrada por Fernando
Foto: Diego Vara

Aos 20 minutos, o lance polêmico do jogo: Jajá recebeu passe de Guiñazu e arriscou o chute, forte, defendido por Victor para escanteio. Dátolo cobrou rapidamente depois de o gandula posicionar a bola com agilidade. Victor segurou firme. Mas, devido ao fato, Luxemburgo deixou a casamata irritado e partiu na direção da linha de fundo para cobrar o porquê da rapidez do gandula, que teria sido agredido pelo técnico. Ambos foram expulsos depois de um princípio de confusão. Feita a cobrança, Marcelo Moreno afastou para o Grêmio.


Luxemburgo: após confusão com gandula, técnico foi expulso por Márcio Chagas
Foto: Diego Vara

Aos 25min, o Grêmio chegou bem com Pará pela ponta esquerda. O lateral recebeu passe de Moreno, driblou Jackson e cruzou para trás, para Marquinhos. Livre, o meia chutou rasteiro, no canto direito de Muriel, que fez grande defesa, embaixo. No rebote, Moreno estava impedido.

Aos 31, o desempate. Fabrício, que havia sofrido falta (inexistente) na ponta esquerda, foi para a área. Tinga cruzou e a zaga gremista afastou para trás, para escanteio, cobrado por Jajá. No cruzamento, a bola encontrou a cabeça de Fabrício, livre, que desviou para o meio do gol: 2 a 1 para o Inter.


Fabrício marcou, de cabeça, o gol da vitória do Inter
Foto: Mateus Bruxel

Esforçado, mas aparentemente abalado devido à expulsão de Luxemburgo, o Grêmio piorou técnica e taticamente nos últimos 15 minutos. E, com isso, as chances para o Inter vieram em sequência. Primeiramente, aos 35, com Damião, que passou por Fernando e chutou forte de fora da área para grande defesa de Victor. Um minuto depois, Gilberto Silva cometeu falta em Jô na entrada da área. Jajá cobrou. Victor voou. E a bola passou muito perto do poste esquerdo do goleiro gremista.

A partir daí, sem mais chances. Apenas posse de bola para o Inter e tentativas desesperadas de bola para a área para o Grêmio. Não havia tempo para mais nada. O Inter venceu e garantiu vaga na final do Gauchão 2012 contra o Caxias. O primeiro jogo será em Caxias. O segundo, em Porto Alegre.


FICHA TÉCNICA

INTER 2 x 1 GRÊMIO - Final da Taça Farroupilha - Gauchão 2012 - 29 de abril de 2012

Local: Estádio Beira-Rio

ESCALAÇÕES:
INTER:

Muriel, Jackson, Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Dátolo (Jô); Jajá (Bolatti) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

GRÊMIO:
Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza e Marco Antonio e Bertoglio (Leandro); Miralles (Marquinhos) e André Lima (Marcelo Moreno). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

GOLS: Dátolo (Inter, aos 35min/1º tempo) e Fabrício (Inter, aos 31min/2º tempo); Werley (Grêmio, aos 10min/2º tempo).

Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Altermir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição

Cartões amarelos: Sandro Silva, Leandro Damião, Jackson e Rodrigo Moledo (Inter); Pará, Bertoglio, Gilberto Silva e Werley (Grêmio).

Cartões vermelhos: -

ESTATÍSTICAS:
Faltas cometidas: 
Inter - 17
Grêmio - 16

Escanteios:
Inter - 5
Grêmio - 3

Conclusões:
Inter - 12
Grêmio - 4

Impedimentos:
Inter - 1
Grêmio - 4


Calendário: Confira os próximos jogos do Inter

Calendário: Confira os próximos jogos do Grêmio

Comentar esta matéria Comentários (47)

Joel J. Gregorio

Tenho até pena desses coitados da azenha.O Victor não aguenta mais levar gol do Inter. PROCURA-SE RIVAL!!!

01/05/2012 | 13h31 Denunciar

coloradoam

Gostei da inclusão de estatísticas do jogo, faltou nº de torcedores e total de pagantes.

30/04/2012 | 16h54 Denunciar

vainer vergilio de lima rosa

Ja falei em outros comentarios que o inter com Fabricio e completamente diferente d quando o kleber joga, pois ele e muito lento nao agride e nao c esforça, nao tem garra e o Fabricio tem todas etas qualidades que o inter precisa. parabens Fabricio!!!!!!!

30/04/2012 | 09h38 Denunciar

joão Alberto

Aqui o colorado levantando a taça,e lá em São Paulo a bambizada levando 3 do santos,que final de semana!!!!!!!

30/04/2012 | 09h24 Denunciar

joão Alberto

Aqui o colorado levantando a taça,e lá em São Paulo a bambizada levando 3 do santos,que final de semana!!!!!!!

30/04/2012 | 09h20 Denunciar

Fernando

puxa, agora os gandulas precisam ser lentos. Será que vamos contratar funcionários públicos para repor a bola? Pergunto a FGF qual o tempo ideal para repor a bola? 5s? 10s? 15s? Existe na regra? Ridiculo, Luxemburgo desestabilizou o proprio time e perdeu o jogo.

30/04/2012 | 08h53 Denunciar

Eduardo Solen

Ó Inter tem que agradecer ao lateral direito do Gremio, Gabriel, este foi o nome do jogo pois entrou o 1º gol querendo sair jogando de calcanhar dentro da area, e depois fez uma falta boba onde originou o 2º gol. O juiz tambem estava de sacanagem muito fraco, fora Noveleto e toda esta corja da FGF

30/04/2012 | 08h28 Denunciar

flávio

Atuação lamentável do Grêmio. Como é que pode um time errar tantos passes. É muita incompetência. E técnico o que que faz? Briga com um gandula infeliz. Luxemburgo, olha pro teu time! Te cuida com o Fortaleza . Com esse futebolzinho de várzea não passa para a próxima fase.

29/04/2012 | 23h12 Denunciar

Luiz Henrique

Desanimada a crônica...poder-se-ia dizer que o isento cronista não gostou muito do jogo e de seu resultado,com alguns adendos interessantes:falta "naõ existente" no lance do segundo gol,cobrança de escanteio fantasma no imbroglio de Luxa com seus pares na gandulagem!

29/04/2012 | 22h05 Denunciar

Dante Costa

FORA PAULO ODONE...QUEREMOS TIME ..NÃO QUEREMOS ARENA PRA TE PROMOVER POLITICAMENTE.

29/04/2012 | 21h17 Denunciar

flavio

Com tanta falta inexistente marcada para ambos nao teria nem porque voce que escreveu a materia colocar entre parenteses que a falta foi inexistente, por tantas marcadas essa foi so mais uma.

29/04/2012 | 21h16 Denunciar

rogerio antônio

Uéeeeeeeeee, Sumirammmmmmm os IMORTAIS SOFREDORESSSSSSSSS. Como se diz aí no meu Rio Grande, podemos até perder para o CAXIAS, mas o mais importante é derrotar os IMORTAISssssssss.

29/04/2012 | 20h42 Denunciar

leandro

Não adianta a superioridade colorada não acaba nunca, da lhe Inter

29/04/2012 | 20h39 Denunciar

Douglas Previatti

Extra! Extra! Inter ganha final do grêmio.. Que novidade... Isso já está até ficando sem graça, por favor montem um time competente para ao menos ser mais disputado.. que timinho medíocre esse grêmio..

29/04/2012 | 20h36 Denunciar

eduardocabelo

O Grêmio é filho e freguês. Dane Inter!

29/04/2012 | 20h26 Denunciar

valderi

Obrigado luxemburgo Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

29/04/2012 | 20h23 Denunciar

valderi

TOMARAM O GOL DE ESCANTEIO SEM AJUDA DO GANDULA. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....CAMPEÃO GAÚCHO TCHÊ mais uma vez.

29/04/2012 | 20h14 Denunciar

Marcelo Edgard Bobsin

Parabéns, meu INTER. Mais uma vez mostramos a supremacia vermelha dos pampas!

29/04/2012 | 20h10 Denunciar

Moacir Tolottio

Sabe porque o luxemburgo não divulgua a escalação do gremio antes do jogo? Porque não tinha time para escalar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dale inter romo ao titulo

29/04/2012 | 19h51 Denunciar

Sergio Luis

Mas o que foi o fiasco do esconde-esconde da escalação do Grêmio, chegando ao ridículo de entrar em campo com os reservas fardados! E o Luxa, prá variar, fazendo fiasco! Ele e o Grêmio devem se dar as mãos, NÃO GANHAM NADA À UNS 10 ANOS!!! DÁ-LHE INTER! MELHOR TIME BRASILEIRO DA DÉCADA!

29/04/2012 | 19h48 Denunciar

cirton

AGORA TEMOS QUE PERDER MESMO JOGAR COM ANDRÉ LIMA E GABRIEL É DOIS A MENOS MAS PARA QUE ESTE MISTÉRIO DE ESCALAÇÃO POIS FOI AI QUE NÓS PERDEMOS PERDEMOS PARA NÓS MESMOS DIREÇÃO FRACA. PERDEMOS PARA OS MISTÉRIOS. PARA QUE TANTA FRESCURA.

29/04/2012 | 19h41 Denunciar

Eduardo

O Inter ganhou os GRENAIS decisivos, o da classificação para a Libertadores 1x0 e o final da taça Farroupilha 2x1. Neste GRENAL o Grêmio jogou normalmente, sem sangue nos olhos, não estava super motivado, o resultado foi normal. O Grêmio sem Kleber e Júlio César, o INTER sem Dale,Oscar,Nei e Kleber

29/04/2012 | 19h36 Denunciar

Marco Colorado

Mas báh, que barbadinho meu Inter pegou hoje, o Inter jogou com quase meio time reserva.Dos segundinos se salva o Victor, Fernando, Gilberto Silva, Cleber Lesionado, acho que só estes Moreno é enganador, os segundinos terão que reforçar muito p/ o Brasileirão senão 2.a Divisão Novamente. hehehehe

29/04/2012 | 19h32 Denunciar

Jairo

E não ficam nem com vergonha de serem ajudados pelo juiz, DE NOVO! O gol do inter nasceu de uma falta inexistente na entrata da área pelo lado esquerdo de ataque, uma vergonha!!! O Grêmio tem q largar d mão esse campeonato arranjado pro inter e jogar com os juvenis.

29/04/2012 | 19h25 Denunciar

Ana Luzia

A semana termina bem. Primeiro derrotamos o tricolor São Paulo, que queria levar Oscar no tapetão. No tapete sagrado do Beira Rio, os outros tricolores levaram um banho. Agora só falta aquele que tradicionalmente tem perdido as classificações da libertadores no apagar da luzes... Que continue assim

29/04/2012 | 19h19 Denunciar

Roberto Luft

E O IMORTAL TA FRESQUINHO NA COVA MAIS UMA VEZ, SEI QUE VAI RESSUSCITAR COMO DE COSTUME, MAS, PODEM ACOSTUMAR COM A COVA . . . .GREMINHO . . .147 VITÓRIAS . . .OBRIGADO POR MAIS UM ANO DE ALEGRIAS . . .

29/04/2012 | 19h12 Denunciar

Julio Berta

E ai qual é o grande segredo do luxa ?????

29/04/2012 | 19h11 Denunciar

Jose Blasio

1º lance o bandeira marca impedim inexistente, no lance da falta do Moledo no Moreno era último homen e deveria ser cart vermelho, a falta que gerou o escanteio que deu o segundo gol do Inter foi inexistente, os jogadores do Inter berravam com o juiz dando lhe ordens. Muito tendenciosa a arbitragem

29/04/2012 | 19h10 Denunciar

Julio Berta

E afinal qual o segredo do luxenburgo ?

29/04/2012 | 19h09 Denunciar

moacyr

É O GREMIO COLHENDO OS LUCROS DAS PÉSSIMAS CONTRATAÇOES!! TIME NAO TEM ZAGA NAO TEM UM CRIADOR NO MEIO DE CAMPO E ANDRE LIMA DE MATADOR,PERDEU O GAUCHAO VAI PERDER A COPA DO BRASIL E TEM TUDO PRA APANHAR NO BRASILEIRAO E IR PRA SEGUNDA DIVISAO E DALHE ODONE

29/04/2012 | 19h04 Denunciar

Alexsander

Quando será que o Grêmio vai ser campeão de alguma coisa ! Presidentes falcatruas e empresários sanguessugas acabaram com o Grêmio, faz tempo que temos elencos medíocres e covardes !!!

29/04/2012 | 19h03 Denunciar

sérgio marques peixoto

"Dá-le", COLORADO!!!

29/04/2012 | 19h00 Denunciar

leandro

vergonha esse time do gremio, p quem viu o velho gremio é uma angustia. A cada temporada agonisa mais e mais. perdeu um apaixonado acabo de desistir do gremio, nao vale a pena tanto sofrimento, e saber se há dinheiro p estadio novo e nada de time bom, nada da certo, só por incompetencia, vergonha,

29/04/2012 | 18h59 Denunciar

daison barboza

quando não se tem equipe(ou comando), tem -se que colocar a culpa nos gandulas.

29/04/2012 | 18h51 Denunciar

Toyotao 83

Desta vez a desculpa é outra não foi o juiz que roubou e nem o Novelletto, a culpa foi do gandula.

29/04/2012 | 18h46 Denunciar

Mario

Cadê o grêmio? Esconderam tanto e tudo que nem vão aparecer para a final do Gauchão.

29/04/2012 | 18h45 Denunciar

Alexsander

O gremio faz tempo que monta times fracos graças a esquemas de empresários e seus presidentes falcatruas, mas este ano está de parabens ! montou um elenco medíocre, covarde e sem vontade, jogam só contra os times do interior ! parabens direção !

29/04/2012 | 18h40 Denunciar

Joarez José

Com o Juiz da federação não tem perder campeonato, até o Diabo tem dificuldade pra ganhar.

29/04/2012 | 18h35 Denunciar

Helder Hernani Hartmann

Mais uma vez a arbitragem, de maneira tendenciosa,favorecendo os vermelhos. É inadmissível que a direção do Grêmio aceite isso de maneira passiva.Chega,é muito erro de arbitragens em GreNal, sempre favorecendo o Inter.Impedimento inexistente marcado contra o Grêmio,falta inexistente a favor do Inter

29/04/2012 | 18h34 Denunciar

Rafael

FORA ODONE (QUE NÃO AGE CONTRA ESSE CORPORATIVISMO NO RS)!!! FORA FRANCISCO COLORADO NOVELETTO!!! FORA MÁRCIO CHAGAS (10 FALTAS DO GUINAZU E NÃO LEVOU AMARELO E NEM O LEANDRO CAI CAI DAMIÃO LEVOU AMARELO POR SIMULAÇÃO). ASSIM FICA FÁCIL GANHAR GAUCHÃO!!! NÃO VOU MAIS A CAMPO NO GAUCHÃO!!!

29/04/2012 | 18h33 Denunciar

Alexsander

Parabens Odone, por ter montado um time covarde e sem vergonha na cara, mas pra que títulos, vamos viver de ARENA, ano passado sem títulos, este ano também, ou me diz que esses medíocres vão ganhar algo !!! Parabens Odone e seus empresários !!!

29/04/2012 | 18h32 Denunciar

CARMELINDO PROVENCI

TRICOLORES!!! NÓS DEMOS AQUELA CHANCE, NO PRIMEIRO TURNO, PARA VCS IREM A FINAL JUNTAMENTE CONOSCO, MAS VCS JOGARAM FORA, AGORA NÃO RECLAMEM POIS O SEGUNDO TURNO ERA NOSSO RSRS

29/04/2012 | 18h30 Denunciar

CARMELINDO PROVENCI

TRICOLORES!!! NÓS DEMOS AQUELA CHANCE, NO PRIMEIRO TURNO, PARA VCS IREM A FINAL JUNTAMENTE CONOSCO, MAS VCS JOGARAM FORA, AGORA NÃO RECLAMEM POIS O SEGUNDO TURNO ERA NOSSO RSRS

29/04/2012 | 18h28 Denunciar

Fabio juchen

INTER 2 x 1 GRÊMIO - final da taça Farroupilha. É lamentavel torcer para um clube que atualmente é formado basicamente por jogadores perdedores e sem espirito vencedor, acostumados a não chegar a decisões.É duro ver Gabriel (12ºjogador do inter) e com argentinos inertes. Luxa mão tem culpa.

29/04/2012 | 18h25 Denunciar

Giovanaz

CADE 0O TIME?????? FICARAM FAZENDO O QUE DURANTE A SEMANA???? SERÁ QUE ESTAVAM CANSADOS DE TANTO TREINAR, ERRAM TUDO, NÃO ACERTARAM PASSES, SÃO EX-JOGADORES., gabriel pede para ir embora. vc não é mais jogador de futebol... QUANDO VAMOS GANHAR ULGUM TÍTULO. COM ESSES PEREBAS!! NUNCA!!!!

29/04/2012 | 18h14 Denunciar

Mauricio Berlando

Parabéns a toda a torcida Colorada.....

29/04/2012 | 18h13 Denunciar

Fabiano

ODONE..essa derrota é sua!!Vendeu nosso melhor jogador pra paga a conta do Moreno, um jogador NULO. E ainda temos que aguenta o Gabriel ganhando o que ganha para nao jogar nada! Cade os que defendiam o Odone? Quero sabe qm tem coragem de dizer q os jogadoren do gremio sao bons depois desse jogo!

29/04/2012 | 18h11 Denunciar

Veja também

clicRBS
Nova busca - outros