Desempenho modesto27/02/2014 | 11h57

Serviços e agropecuária puxaram alta de 2,3% da economia brasileira em 2013

Indústria teve a menor participação no PIB nacional desde o ano 2000

Enviar para um amigo

O crescimento de 2% do setor de serviços em 2013 foi o principal responsável pela alta de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os destaques do setor estão as atividades de serviços de informação (com alta de 5,3%), transporte, armazenagem e correio (2,9%) e comércio (2,5%).

Os serviços tiveram o maior impacto porque respondem por quase 70% do setor produtivo brasileiro. Apesar disso, a maior alta foi apresentada pela agropecuária: 7%, o maior crescimento desde 1996, quando começou a atual metodologia de cálculo do PIB.

– O grande destaque positivo foi a soja, que teve um aumento da produção com ganho de produtividade – disse a pesquisadora de Contas Nacionais do IBGE Rebeca Palis.

Alta nos investimentos pode ser bom sinal para economia; leia análise

Segundo o instituto, a produção da soja cresceu 24,3% em 2013, com um aumento de área plantada de apenas 11,3%.

Outros produtos agrícolas que tiveram crescimento em 2013 foram a cana-de-açúcar (10%), o milho (13%) e o trigo (30,4%).

Crescimento do PIB brasileiro foi o terceiro maior do mundo

A indústria foi o setor produtivo que apresentou menor alta (1,3%) e teve o pior resultado desde 2000. Os destaques foram a produção e distribuição de eletricidade, gás e água (2,9%), a indústria da transformação (1,9%) e a construção civil (1,9%). A indústria extrativa mineral foi a única atividade industrial que teve queda em 2013 (-2,8%).

Saiba o que é o PIB e como é feito seu cálculo:



Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRT @Leogerchmann: Opositor argentino Sergio Massa, possível candidato presidencial, manteve na Fiesp reunião com empresários brasileiros de…há 20 horas Retweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEx-diretor da Petrobras diz que cláusulas omitidas em Pasadena não eram importantes. Operação custou US$ 1,25 bi. http://t.co/qOYrZNlUTxhá 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros