Sentindo no bolso10/12/2013 | 08h56

Preços voltam a crescer, e Porto Alegre tem a maior inflação semanal do Brasil pela terceira semana consecutiva

Passagens de avião, bergamota e alimentos congelados tiveram influência no cálculo geral

Enviar para um amigo
Preços voltam a crescer, e Porto Alegre tem a maior inflação semanal do Brasil pela terceira semana consecutiva vagner benites/zero hora
Viagens de avião foram decisivas para a inflação semanal em Porto Alegre Foto: vagner benites / zero hora

Pela terceira semana consecutiva, Porto Alegre teve a maior inflação semanal do Brasil. O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que a capital gaúcha chegou à variação de 1,01% na primeira semana de dezembro – na semana anterior, havia sido de 0,85%.

O índice porto-alegrense é 0,29 ponto percentual maior que a média brasileira e o único entre as capitais pesquisadas que ultrapassa 1 ponto percentual. Das oito classes de despesas pesquisadas em Porto Alegre, seis registraram aumento em seus preços: alimentação, habitação, transportes, despesas diversas, comunicação e educação.

O grupo de gastos que mais pesou no bolso do consumidor porto-alegrense, porém, foi o vestuário (com inflação semanal de 1,66%). A pesquisa detalhada, que mostra a inflação semanal em produtos específicos, mostra que os gastos que mais tiveram aumento na primeira semana de dezembro foram as passagens aéreas, com 24,48% de aumento, alimentos preparados e congelados de aves (11,61%) e bergamota (14,98%). A fruta já havia sido a vilã da terceira semana de novembro.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaReal foi a 2ª moeda que mais valorizou em abril: 4,63%. Só fica atrás da Rupia Indonesia (6,41%), mostra consultoria CMA.há 1 diaRetweet
  • blogdavanessa

    blogdavanessa

    BlogdaVanessaResumão tech da semana: http://t.co/3kTKBVkzybhá 3 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros