Defesa do consumidor09/08/2012 | 12h40Atualizada em 09/08/2012 | 18h04

Procon do Rio Grande do Sul notifica bancos sobre venda de seguros

Lei prevê assistência de um corretor habilitado para comercialização desses serviços

Enviar para um amigo

O Procon do Rio Grande do Sul notificou bancos nesta semana quanto ao não cumprimento de lei estadual que prevê assistência obrigatória de um corretor habilitado para comercialização de seguros. A ação visa coibir a venda casada de produtos, como financiamentos imobiliários, planos de previdência e seguros tarifados.

A lei 13.651/2011 assegura que os clientes tenham assistência de um corretor de seguro na hora de contratar esse tipo de serviço.

– É uma forma de evitar que o consumidor, na hora de assinar um financiamento, por exemplo, tenha embutido na transação um serviço que talvez nem conheça direito – explica o diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino.

De acordo com Aquino, conforme levantamento realizado pelo órgão de defesa do consumidor, poucas instituições financeiras cumprem a determinação no Estado.

– Trouxemos esse tema para discussão. Na próxima semana deveremos conversar com representantes dos bancos e de corretores de seguro para ver qual o melhor encaminhamento – completa Aquino.

Por sua vez, a Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul desconhece o descumprimento da legislação.

— Os bancos tem corretoras de seguro próprias que prestam assessoria nos bancos muito antes da lei — argumenta Flávio do Couto e Silva, diretor jurídico da associação.

Conforne Couto e Silva, quase todas as instituições notificadas pelo Procon já prestaram esclarecimentos ao órgão de defesa do consumidor quanto ao cumprimento da lei.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaReal foi a 2ª moeda que mais valorizou em abril: 4,63%. Só fica atrás da Rupia Indonesia (6,41%), mostra consultoria CMA.há 1 diaRetweet
  • blogdavanessa

    blogdavanessa

    BlogdaVanessaResumão tech da semana: http://t.co/3kTKBVkzybhá 2 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros