Fronteira03/08/2012 | 21h27

Porto alfandegário será inaugurado no Rio Uruguai

Enviar para um amigo

Porto Mauá, no noroeste do Estado, inaugura a próxima segunda-feira, às 10h, um porto alfandegário no Rio Uruguai, na fronteira do Brasil com a Argentina. A medida permitirá a circulação de cargas como soja, milho, linhaça e canola entre os dois países. Atualmente, apenas mercadorias leves, como roupas e gêneros alimentícios, cruzam a fronteira, quase sempre na mão de turistas.


A travessia já existiu na década de 70, mas acabou suspensa. Em 2003, o assunto voltou a ser discutido e, desde então, o município se preparava para a instalação. Testes chegaram a ser feitos em 2007, para que as obras necessárias fossem definidas.


As balsas que foram colocadas recentemente para o transporte de veículos já têm capacidade para o transporte de cargas. A maior tem espaço para até 120 mil toneladas, o que equivale a duas carretas rodoviárias. Atualmente, cinco embarcações fazem o trajeto entre os dois países, sendo três brasileiras e duas argentinas.


Com a instalação do porto alfandegário, a estrutura ocupada pela Receita Federal teve de ser ampliada. O prédio, que antes abrigava a Polícia Federal, foi cedido ao município. A rampa de acesso às balsas também foi modificada e recebeu cascalho.


A prefeitura estima que no início da travessia o movimento de cargas gire de 10 a 12 caminhões por dia, com previsão de ampliação do movimento devido à proximidade com o polo metalmecânico de Santa Rosa e pela produção de grãos da região.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • blogdavanessa

    blogdavanessa

    BlogdaVanessaResumão tech da semana: http://t.co/3kTKBVkzybhá 3 horas Retweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEspecialista diz que "bolha imobiliária" vai estourar depois da Copa. http://t.co/doxeokf18Whá 3 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros