Qualidade em debate16/07/2012 | 12h50

Consumidor quer novas experiências com produtos, diz Harry West

Norte-americano palestrou durante 13º Congresso Internacional da Gestão, na Fiergs

Enviar para um amigo

Para que um produto desponte no mercado, ter qualidade e atender às necessidades mais latentes do consumidor já não é o bastante. Para Harry West, CEO Global da Coninuum, a preferência dos clientes tem se direcionado para itens que ofereçam uma experiência nova e mais prática no consumo.

– Temos bons produtos tecnicamente, que oferecem as soluções que os clientes querem, mas outros que talvez não sejam tão completos mas sejam mais práticos, se conectam diretamente com seus anseios, e estes são os mais desejados – afirmou West, durante o 13º Congresso Internacional da Gestão, nesta manhã, na Fiergs.

O exemplo mais destacado pelo especialista na palestra remete às diferenças dos smartphones IPhone, da Apple, e Blackberry. Na opinião de West, o segundo é mais completo, mas o primeiro entende melhor o que querem os clientes, e por isso é mais ambicionado pelos consumidores.

Este tipo de relação é resultado de uma quebra de paradigma ante aos anos 80 e 90, em que as empresas se preocupavam em fazer negócio e entregar produtos sofisticados aos clientes. Hoje, diz West, as companhias que despontam são as que se preocupam com a opinião dos clientes, e são vistas como inovadoras e tem um cuidado especial com sua imagem corporativa. Novamente, o especialista remete à Apple.

— Hoje, o consumidor está no comando e as empresas precisam compreendê-lo — decreta West.

O evento é promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e prossegue até amanhã, com o tema "Sustentabilidade Plena".

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEspecialista diz que "bolha imobiliária" vai estourar depois da Copa. http://t.co/doxeokf18Whá 2 diasRetweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRT @Leogerchmann: Opositor argentino Sergio Massa, possível candidato presidencial, manteve na Fiesp reunião com empresários brasileiros de…há 3 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros