Ajuda internacional21/07/2012 | 13h30

Banco Europeu de Investimento injetará 1,44 bi de euros na Grécia até 2015

Fundo de garantia para empresas de pequeno e médio portes, criado em março, vai receber 600 milhões de euros até o próximo janeiro

Enviar para um amigo
O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai injetar 1,44 bilhão de euros no setor privado em dificuldades da Grécia até 2015, disseram neste sábado ministros das Finanças e do Desenvolvimento do país.

— Acredito que os acordos serão assinados nos próximos dias — disse o ministro das Finanças, Yannis Stournaras, após conversas com o presidente do BEI, Werner Hoyer. — Nosso objetivo é reiniciar, reativar o BEI no setor privado tão logo seja possível.

Em comunicado conjunto, os dois ministérios disseram que a reunião com Hoyer "elucidou questões pendentes" que paralisaram o acordo por meses. Um fundo de garantia para empresas de pequeno e médio portes, criado em março, vai receber 600 milhões de euros até o próximo janeiro, diz o comunicado. Essa quantia vai chegar a 1 bilhão de euros até dezembro de 2013 e a 1,44 bilhão de euros até 2015, afirmaram os ministérios.

O BEI também vai ajudar a Grécia a completar uma série de projetos rodoviários, cuja construção por empresas privadas foi suspensa nos últimos meses. Os empréstimos do BEI este ano ficaram limitados a apenas 10 milhões de euros, disse Stournaras, uma vez que a Grécia conviveu com a incerteza política em maio, precisando de duas eleições antes que um governo de coalizão fosse formado a fim de dar continuidade às reformas determinadas pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

— O acordo é um voto de confiança na Grécia. Além de projetos em infraestrutura e apoio para companhias de pequeno e médio portes, a cooperação vai ser expandida para facilitar investimentos estrangeiros e privatização — disse o ministro de Desenvolvimento, Kostis Hatzidakis.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEspecialista diz que "bolha imobiliária" vai estourar depois da Copa. http://t.co/doxeokf18Whá 2 diasRetweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRT @Leogerchmann: Opositor argentino Sergio Massa, possível candidato presidencial, manteve na Fiesp reunião com empresários brasileiros de…há 3 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros