Mais óleo26/06/2012 | 18h05

Petrobras descobre petróleo na Argentina

Jazida está localizada na província de Santa Cruz, a uma profundidade de 3.020 metros

Enviar para um amigo

A Petrobras descobriu no sul da Argentina uma nova reserva de petróleo cujo potencial preliminar é de seis milhões de barris, anunciou o ministro do Planejamento, Julio De Vido. O poço foi descoberto pela Petrobrás a uma profundidade de 3.020 metros. A jazida está localizada na província de Santa Cruz, em um lugar denominado Estancia Água Fresca.

— Esta descoberta faz com que Argentina importe menos petróleo e é um aporte ao superávit da balança comercial — disse o ministro.

Recentemente, a Argentina nacionalizou 51% da petroleira YPF (ações que estavam em mãos da espanhola Repsol), com o argumento de que a produção de hidrocarbonetos está em queda desde 2008 no país. A YPF é a maior produtora de petróleo (41%), seguida por Panamerican Energy (17%) e Petrobras (6%) na Argentina, segundo o Instituto Argentino de Petróleo (IAP), financiado por empresas do setor. Entre os principais refinadores figuram YPF (54,6%), Shell (14,5%) e Petrobras (14%,1). A maior parte da produção de petróleo do país está concentrado no sudeste, na Cuenca Neuquina (44%) e ao extremo sul, na Cuenca del Golfo San Jorge (44%).

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRoupas e calçados devem puxar alta de 8% nas vendas para o Dia das Mães, projetam lojistas de Porto Alegre. Data movimentará R$ 79 mi.há 26 minutosRetweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaReal foi a 2ª moeda que mais valorizou em abril: 4,63%. Só fica atrás da Rupia Indonesia (6,41%), mostra consultoria CMA.há 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros