Duro golpe06/05/2012 | 23h39

Na Grécia, partidos pró-austeridade fracassam nas eleições legislativas

Com 95% dos votos apurados, o Pasok e a Nova Democracia obtiveram apenas 32% da preferência

Enviar para um amigo

Os dois partidos pró-austeridade e pró-europeus gregos, o Pasok (socialista) e a Nova Democracia (direita), que governam juntos desde o fim de 2011, sofreram uma grande derrota neste domingo, conseguindo apenas 32,4% dos votos nas eleições legislativas, segundo a contagem oficial com 95% dos votos apurados.

Esses números fornecidos pelo Ministério do Interior confirmam o fracasso retumbante de ambos os partidos que obtiveram juntos 77,4% dos votos nas últimas legislativas, em 2009, e ficarão apenas com 150 assentos, ou seja, menos do que a maioria absoluta no Parlamento (151 cadeiras).

Esse resultado tornará quase impossível a formação de um novo governo de coalizão que mantenha a austeridade ditada pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A incerteza em torno da possibilidade de formação de um governo era perceptível nos mercados asiáticos desde o início da sessão desta segunda-feira em Hong Kong, onde a Bolsa iniciou a semana com uma queda de 2,08%. Em Tóquio, a Bolsa também abriu em retrocesso, de 2,63%, pelo temor de que a política de austeridade não seja mantida.

Em Tóquio, o euro caiu ao seu nível mais baixo em três meses e os investidores se mostram preocupados com uma possível volta atrás nos planos de austeridade na Europa após a eleição do socialista François Hollande na França e o duro castigo infligido pelos eleitores aos partidos gregos que apoiam a austeridade.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaReal foi a 2ª moeda que mais valorizou em abril: 4,63%. Só fica atrás da Rupia Indonesia (6,41%), mostra consultoria CMA.há 1 diaRetweet
  • blogdavanessa

    blogdavanessa

    BlogdaVanessaResumão tech da semana: http://t.co/3kTKBVkzybhá 2 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros