Serviço02/05/2012 | 08h03

Arquivos na nuvem: compare Google Drive, SkyDrive e Dropbox

Entenda os cuidados necessários na hora de decidir colocar seus arquivos online

Enviar para um amigo

Serviços para guardar arquivos na nuvem estão cada vez mais populares. Nos últimos dias, o Google lançou o Google Drive e a Microsoft reagiu lançando novos aplicativos com mais funções e oferecendo armazenamento de até 25GB para os usuários antigos.

A proposta de HD virtual evoluiu para uma CPU virtual. Além de oferecer um espaço para armazenar os arquivos, é possível abrir diversos formatos, editar os documentos mesmo sem os softwares que os criaram, compartilhar o arquivo entre computadores, tablets e smartphones e mandar o link do arquivo por e-mail em vez de enviar um anexo.

— Sob o aspecto da conservação dos documentos, serviços em nuvem são mais seguros porque estão protegidos contra o ataque de vírus. Um pendrive, pode ser contaminado ao acessar um computador público ou perdido. Mas é preciso observar as credenciais do site, ter a certeza que é um serviço conhecido e seguro, que recebe manutenção adequada e não irá ser desativado — recomenda Marcos Vinícius Marques, professor de informática da Escola Alcydes Maya.

Foi o risco que correram os usuários do Megaupload. Como o site hospedava arquivos, mas era um fonte conhecida de downloads ilegais, houve a ameaça de que todos os arquivos fossem deletados quando o serviço foi fechado. No caso de arquivos muito importantes, a dica é tê-los em mais de um lugar.

— Outro cuidado importante que o usuário deve ter é com a política de privacidade. Se os dados forem muito estratégico, é preciso se certificar que a empresa garante a confidencialidade deles. É importante ler os direitos e os deveres antes de assinar o serviço — alerta Marques.

A capacidade de armazenamento dos serviços em nuvem é limitada. Para expandir, é preciso contribuir com uma mensalidade.

Veja um comparativo entre os serviços:

Comentar esta matéria Comentários (1)

Adriano

E o ADrive? Oferece 50GB free e fica de fora do comparativo?

02/05/2012 | 08h11 Denunciar

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEspecialista diz que "bolha imobiliária" vai estourar depois da Copa. http://t.co/doxeokf18Whá 2 diasRetweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRT @Leogerchmann: Opositor argentino Sergio Massa, possível candidato presidencial, manteve na Fiesp reunião com empresários brasileiros de…há 3 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros