25º Fórum da Liberdade17/04/2012 | 19h21

Papel de pais e professores precisa mudar para melhorar formação de empreendedores

No sexto painel, a educação foi tema de discussão

Enviar para um amigo

No sexto painel do 25º Fórum da Liberdade, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e professora universitária na FGV/RJ, Cláudia Costin, e o professor de Filosofia canadense naturalizado americano Stephen Hicks destacaram a transformação do papel dos pais e professores na educação para formar adultos empreendedores e autônomos.

— Todos temos os próprios sonhos e não há nenhuma resposta no fim do livro. Temos que tomar as nossas próprias decisões. O papel dos pais e professores é facilitar, criar ambiente em que a criança possa explorar e se desenvolver — afirma Hicks.

Hicks aponta como sucesso da cultura americana os clubes e atividades extraclasse, que ajudam a estimular a liberdade, criatividade e a automotivação.

– A sociedade que queremos criar é aquela em que o empreendedorismo se transpõe do trabalho para outras áreas da vida – complementa Hicks.

Para Cláudia Costin, a educação evoluiu e a função do professor também:

— O papel do professor mudou. Na sociedade do conhecimento, essa criança não é a mesma de 20 anos atrás. O professor tem que ser facilitador do processo de aprendizagem. Ele é um assegurador do aprendizado, não um especialista transmitindo o conhecimento que só ele tem.

A secretária de educação falou ainda sobre o baixo nível de leitura e domínio de matemática dos estudantes brasileiros. Para ela, melhorar o ensino significa estabelecer metas e competências para professores e estudantes se guiarem a cada período: 

— O principal quando se quer melhorar a qualidade da educação é ter um currículo claro — afirma Claudia.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEspecialista diz que "bolha imobiliária" vai estourar depois da Copa. http://t.co/doxeokf18Whá 1 diaRetweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRT @Leogerchmann: Opositor argentino Sergio Massa, possível candidato presidencial, manteve na Fiesp reunião com empresários brasileiros de…há 2 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros