Acerto com o Leão02/05/2012 | 10h21

Contribuintes que perderam o prazo já podem entregar declaração de IR com atraso

Programa gerador é o mesmo que já estava disponível no site da Receita

Enviar para um amigo

O sistema informatizado da Receita Federal voltou a receber desde as 8h desta quarta-feira as declarações de Imposto de Renda. Os contribuintes que perderam o prazo já podem enviar o documento. Após as 23h59min do dia 30 de abril, o órgão havia interrompido a recepção das declarações. 

O programa gerador da declaração é o mesmo que já estava disponível na página da Receita antes do final do prazo e pode ser baixado aqui. Ao contrário do ano passado, não será necessário instalar o aplicativo novamente no computador.

O programa calcula a multa que é de, no mínimo, R$ 165,74 para quem entregou com atraso.

Os contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) podem receber o aviso da liberação do dinheiro por mensagem de texto enviada para o telefone celular, previamente cadastrado. O serviço está disponível para qualquer exercício desde 2008. De acordo com a Receita, a mensagem será remetida sempre que a restituição for disponibilizada para resgate.

O contribuinte poderá cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem SMS. Para fazer o cadastro, o contribuinte deverá acessar o endereço específico do serviço.

O primeiro lote de restituição está previsto para ser liberado no banco no dia 15 de junho, e o último, em 17 de dezembro. Ao todo, são sete lotes ao longo do ano. Normalmente, a consulta é liberada cinco dias antes de o dinheiro chegar à instituição financeira.

Caso o contribuinte não receba a notificação da restituição por SMS ou não consiga consultar o lote na página da Receita na internet deverá verificar o extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC).

No mesmo endereço é possível descobrir erros ou irregularidades na prestação de contas com o Fisco. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaEspecialista diz que "bolha imobiliária" vai estourar depois da Copa. http://t.co/doxeokf18Whá 16 horas Retweet
  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaRT @Leogerchmann: Opositor argentino Sergio Massa, possível candidato presidencial, manteve na Fiesp reunião com empresários brasileiros de…há 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros