Capacitação22/02/2014 | 15h39

Gestão em diferentes páginas de livros

Leitura de obras com foco em administração pode ser uma boa ferramenta de desenvolvimento para novos empresários

Enviar para um amigo

Apontada como uma das obras pioneiras sobre o corajoso ato de iniciar um novo negócio, o livro Empreendedorismo, de Robert Hisrich, Michael Peters e Dean Shepherd, foi publicado pela primeira vez em 1986 – no Brasil, em 2004 – e ganhará neste ano sua nona edição. O aval para dizer que o livro continua atualizado é conteúdo abrangente sobre como abrir e gerenciar uma empresa.

É uma obra que pode até mesmo fazer o leitor desistir de empreender: deixa claro o quão complexa é a realidade da gestão e as muitas habilidades necessárias a um empreendedor de sucesso.

São quase 600 páginas descrevendo a completa e árdua atividade empresarial, especialmente para negócios de menor porte, onde o dono também é diretor responsável por todas as áreas. Neste vasto terreno da gestão, os autores dividem o processo de gerenciamento do negócio em 17 capítulos, que vão desde ao que se poderia chamar de conscientização, seguindo para a abertura do negócio e concretização da ideia e continuando com os clássicos capítulos de marketing, finanças, plano de negócios, estratégias de expansão e outros.

Além de fazer o alerta a ações importantes que o estreante deve adotar como rotina de trabalho, os textos são intercalados com dicas bastante práticas. Tem tudo para se tornar um bom conselheiro e consultor para quem está pensando, começando ou com o próprio negócio em andamento.

Na esteira desse clássico da gestão, são lançados cada dia mais livros sobre empreendedorismo, em obras impressas e e-books. Um mercado editorial alimentado pelos novos negócios abertos no país (apenas em 2013 foram criadas 1,8 milhão de empresas, alta de 8,8%, na comparação ao ano anterior, segundo a Serasa Experian).

É natural, portanto, que mais empresários busquem qualificação em cursos e livros e que as editoras briguem pelo segmento. E para se diferenciar nas prateleiras reais e virtuais, autores e editoras lançam mão de diferentes focos para vender suas obras. Nesta página, veja outras sugestões para ajudar a desenvolver o seu negócio

Ficha Técnica

Título:
Empreendedorismo
Autores: Robert D. Hisrich e Michael P. Peters, com Dean Sheperd nas últimas edições
Editora: Bookman
Preço sugerido: R$ 138
Páginas: 592




Líderes:
 o espírito empreendedor é sugerido por Dave Ramsey para que seja aplicado na condução da carreira. Autor de best-sellers na lista do The New York Times, Ramsey é conhecido nas áreas de negócios e finanças e matém o programa de rádio dedicado ao tema nos Estados Unidos. A obra relembra conceitos tradicionais, como manter sempre seus contatos profissionais, mas tem a qualidade de tratar de temas importantes de forma descontraída. São conceitos básicos do mundo corporativo e profissional, além de dicas de organização do trabalho que não custam ser repassadas ao mais jovens e relembradas aos mais experientes para que sejam colocados em prática.
 
 
Ficha Técnica
 
Título: Líder Empreendedor – seja o líder que estrutura e desenvolve empresas
Editora: Novo Conceito
Autores: Dave Ramsey
Preço sugerido:R$ 29,90
Páginas: 352




 





 
Startups: o publicitário André Telles e o jornalista Carlos Mattos se adequam ao tempo das startups e reúnem em O Empreendedor Viável receitas rápidas, dicas atualizadas e cases da era digital, da economia tradicional e dos games. A dupla busca exemplos conhecidos e atuais para explicar suas ideias. O livro passa por questões como a formação da empresa ao negócio consolidado, remete à gestão tributária e de pessoas, entre outros assuntos, de forma simples e texto agradável. Uma leitura rápida, e útil para se posicionar melhor no jogo das empresas reais.
 
Ficha Técnica
 
Título: O Empreendedor Viável
Editora: Leya
Autores: André Telles e Carlos Mattos
Preço sugerido: R$ 24,90
Páginas: 160




 






Gestão de Pessoas: a difusão do empreendedorismo também deu carona ao setor de recursos humanos e gestão de pessoas. Na obra de Marcos Hashimoto, o foco é o intraempreendedorismo. O autor mostra, em 14 casos de sucesso, a boa interferência de funcionários nos negócios e como gestores podem estimular esse tipo de comportamento. Em Espírito Empreendedor nas Organizações, uma das bandeiras de Hashimoto, doutor em administração de empresas, é que o espírito de colocar uma ideia em prática que move o empresário também deve ser aplicado internamente para combater, por exemplo, a burocracia e o atraso que se instala até no setor privado. E, dessa forma, aumentar a competitividade em qualquer área de atuação.
 
 
Ficha técnica
 
Título: Espírito Empreendedor nas Organizações
Autor: Marcos Hashimoto
Editora: Saraiva
Preço sugerido: R$ 69
Páginas: 280



 

 



Meio Acadêmico: é com foco nas rotinas de uma empresa, mas também pensando no meio acadêmico (professores e alunos), que se direciona a obra lançada por José Dornelas, engenheiro, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelo Babson College. Além de conteúdos fundamentais para estudantes de nível técnico e universitário, o autor oferece material extra em seu site para estimular a ampliar os estudos. A obra se baseia em teorias gerais da administração, cases de sucesso e modelos de negócios consagrados e inovadores, entre outros.
 
Ficha técnica
 
Título: Empreendedorismo para visionários
Autor: José Dornelas
Editora: Grupo Gen
Preço sugerido: R$ 59
Páginas: 255

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de Economia no Twitter

  • farina_erik

    farina_erik

    Erik FarinaReal foi a 2ª moeda que mais valorizou em abril: 4,63%. Só fica atrás da Rupia Indonesia (6,41%), mostra consultoria CMA.há 1 diaRetweet
  • blogdavanessa

    blogdavanessa

    BlogdaVanessaResumão tech da semana: http://t.co/3kTKBVkzybhá 3 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros