Rio de Janeiro 30/07/2013 | 08h03

Conheça a Búzios que encantou a atriz francesa Brigitte Bardot

Conhecida pela exuberância de suas praias, a cidade fluminense se consolidou como ponto turístico

Enviar para um amigo
Conheça a Búzios que encantou a atriz francesa Brigitte Bardot Sergio Quissak/Divulgação
Charmoso destino no litoral do Rio de Janeiro, a pequena Búzios ainda colhe os frutos da visita da lendária atriz francesa, na década de 1960 Foto: Sergio Quissak / Divulgação
Cristiel Gasparetto*

Quando a atriz francesa Brigitte Bardot conheceu Búzios, na década de 60, ela se encantou com a tranquilidade e as belezas naturais do local. Hoje, as lindas praias seguem como principal atrativo, mas a cidade fluminense deixou de ser uma pequena vila de pescadores, tornando-se um dos pontos mais glamourosos do litoral brasileiro.

Búzios tem cerca de 28 mil habitantes. Muitos ainda ligados à pesca, mas a maioria trabalhando em atividades relacionadas ao turismo. Desses, centenas de estrangeiros, principalmente argentinos, que chegaram em massa ao município na década de 70, vislumbrando no local, que se consolidava como ponto turístico, uma oportunidade de negócio. Em passeio pelas ruas, é comum vê-los compartilhando o tradicional mate.

A convivência harmoniosa entre a população nativa, novos habitantes e turistas, por sinal, é um dos atributos de Búzios, que tem como outra qualidade a segurança, comum em cidades pequenas. Mesmo que a população chegue a quase 100 mil pessoas na alta temporada, os registros são de um local pacato, sem ocorrências graves.

Mas voltemos ao principal em uma cidade litorânea: as praias. Em Búzios, elas são 23, de variados estilos. Como o município é uma península, há diferentes correntes marítimas, que influenciam diretamente na temperatura da água. Ou seja, de gelada à agradável. Nos locais com vento forte, percebe-se a presença dos apreciadores de esportes radicais. Os jet skis também são comuns.

Entre as praias, algumas com nomes curiosos, como Azeda e Azedinha, pois próximas a elas existiam plantações de limões. A João Fernandes, formada basicamente por residências, refere-se a ao nome de um português que era o dono das terras. A Praia dos Ossos tem ligação com a caça das baleias na época do Brasil colonial, já que no local eram deixados os ossos do gigante mamífero. E a impressionante areia vermelha, coloração que se origina das rochas, serviu de inspiração para o batismo da Praia do Forno. Há ainda a Praia da Ferradura, devido ao formato observado do alto, uma das mais famosas de Búzios.

Além das praias, a cidade conta com sete ilhas, todas desabitadas.

(Agência RBS/Cristiel Gasparetto)

O charme da Rua das Pedras

Praias lindas existem em muitos pontos do Brasil. O diferente de Búzios é o seu lado glamouroso, com destaque para bares e restaurantes sofisticados, com variada gastronomia, além de cafés e galerias de arte. É possível encontrar estabelecimentos especializados em frutos do mar, comida japonesa, italiana, árabe, argentina e até colombiana e francesa.

Alguns ficam na Orla Bardot, à beira-mar, que tem como paisagem os barquinhos de pesca, e muitos na charmosa Rua das Pedras, com sua iluminação em tom amarelo, onde as famílias passeiam e os artistas de rua se apresentam. Lojas de grifes deixam o local com um ar ainda mais glamouroso.

Responsável pelo marketing e eventos de tradicional restaurante da cidade, a argentina Bárbara Brandan destaca as qualidades de Búzios, além das praias:

— Temos uma hotelaria de qualidade, com hotéis de luxo, uma gastronomia fortíssima, de referência. São mais de 50 restaurantes na cidade, aqui trabalham altos chefs. O turista come bem, com um nível de sofisticação interessante.

— Búzios é uma cidade que tem glamour — completa Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, que administra um resort na cidade.

Esculturas pelo caminho

As esculturas espalhadas pela cidade também são atrações em Búzios. A mais famosa é a obra em bronze em tamanho real da atriz francesa Brigitte Bardot, madrinha da cidade. De frente para o mar, virou atração turística e ponto certo para fotografias. Na mesma orla, encontra-se outra peça em bronze, em homenagem a Juscelino Kubitschek, ex-presidente que costumava aproveitar as belezas naturais de Búzios. Encontradas na Praia da Armação, as esculturas de três pescadores chamam a atenção pelo realismo.

(Agência RBS/Cristiel Gasparetto) Escultura de pescadores em Búzios

A madrinha Brigitte Bardot

Símbolo sexual das décadas de 1950 e 1960, a francesa Brigitte Bardot, hoje com 78 anos, estava em férias no Rio de Janeiro quando conheceu Búzios. Cansada do assédio da imprensa, queria um local tranquilo para descansar. Foi quando o então namorado da ex-atriz e ex-cantora, o marroquino Bob Zaguri, apresentou-lhe a cidade. A temporada de Brigitte Bardot em Búzios era a propaganda que a localidade precisava para ficar conhecida mundialmente. Com o aumento gradativo dos turistas, consolidou-se como um dos principais pontos turísticos do país. É nítido em Búzios que a cidade é grata à atriz.

(Agência RBS/Cristiel Gasparetto) Escultura feita em homenagem à Brigitte Bardot

A opção pelo resort

Para quem deseja praia e piscina em um hotel, Búzios tem como alternativa os resorts. O Bluee Tree Park Búzios Beach Resort conta com uma grande estrutura, distribuída em uma área de 28 mil metros quadrados. Entre as atrações, uma imensa piscina, bangalôs à beira-mar com jacuzzis privativas, spa, locais próprios para crianças e vários espaços para entretenimento, desde pistas de boliche a trapézio de circo. Na gastronomia, o complexo oferece restaurante italiano e japonês.

*O repórter viajou a convite da Blue Tree Hotels.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Viagem ZH no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros