Estados Unidos26/06/2012 | 07h37

Visitantes do Kennedy Space Center, na Flórida, têm oportunidade rara

No 50º aniversário do centro, o local onde eram coordenados os lançamentos os ônibus espaciais está aberto para visitação depois de 30 anos

Enviar para um amigo
Visitantes do Kennedy Space Center, na Flórida, têm oportunidade rara KENNEDY SPACE CENTER,PR NEWSWIRE/Divulgação
O centro de controle supervisionou todos os 152 lançamentos dos programas dos ônibus espaciais Foto: KENNEDY SPACE CENTER,PR NEWSWIRE / Divulgação

Pela primeira vez em mais de 30 anos, a Nasa (agência espacial americana) está permitindo acesso aos convidados do Kennedy Space Center Visitor Complex (Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy) ao Centro de Controle de Lançamentos onde os diretores e engenheiros da Nasa supervisionaram todos os 152 lançamentos dos programas dos ônibus espaciais e Apollo.

A visita KSC Up-Close: Launch Control Center (LCC) Tour (O KSC Visto de Perto: Visita ao Centro de Controle de Lançamentos), a segunda da série de visitas de raro acesso do 50º Aniversário do Centro Espacial Kennedy, leva os visitantes para dentro da Firing Room 4, uma das quatro salas de ignição do LCC e de onde todos os 21 lançamentos de ônibus espaciais desde 2006 foram controlados.

Dentro da Firing Room 4, os visitantes verão os consoles de computadores nos quais os engenheiros monitoraram as milhares de checagens do sistema de controle de lançamento computadorizado a cada minuto até o lançamento.

Conhecerão o principal relógio de contagem regressiva para o lançamento e vários monitores de vídeo enormes nas paredes e irão entrar na "bubble room" uma sala cercada de janelas interiores pelas quais a equipe de controle do Centro Espacial Kennedy observava todos os procedimentos da sala de ignição abaixo.

"Prosseguir" ou "Não Prosseguir"

A pessoa mais importante na Firing Room 4 era o diretor de lançamento, que supervisionava todo o processo e tomava a decisão final se o lançamento deveria "Prosseguir" ou "Não Prosseguir".

A visita ao LCC começou em 15 de junho e se estenderá até o final de 2012 com um número limitado de visitas por dia. A Nasa e o Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy estenderam recentemente uma outra visita aos bastidores até o final do ano. Esta visita, que teve início em novembro, leva os visitantes ao Prédio de Montagem de Naves (Vehicle Assembly Building – VAB), com 525 pés de altura, o enorme prédio ao lado do LCC onde os foguetes Apollo/ Saturn V e os ônibus espaciais foram montados.

Uma oportunidade rara

Da mesma forma que acontece com o VAB, os visitantes não tinham acesso ao LCC desde os anos 70, durante o período após o encerramento dos programas Apollo e Skylab e antes do lançamento do ônibus espacial em 1981.

O LCC continuará a operar, guiando a próxima geração de lançamentos de foguetes a partir do Centro Espacial Kennedy para a NASA e potencialmente para programas espaciais comerciais. Os lançamentos futuros da SpaceX, cujo recente lançamento feito da vizinha Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral resultou na primeira missão de uma companhia comercial a viajar para e se acoplar com a Estação Espacial Internacional, poderiam ser realizados a partir do Centro Espacial Kennedy a partir de 2013.

Custo

A Visita ao LCC é conduzida por um especialista treinado em assuntos espaciais, que dá ao visitante uma visão interna do programa espacial desde a preparação até o lançamento do foguete.

A visita também inclui observações da Rampa de Lançamento 39 feitas de um ônibus em movimento e termina no Centro Apollo/Saturn V, onde os visitantes podem retornar à visita regular. O preço é US$ 25 para adultos e US$ 19 para crianças de três a 11 anos mais impostos, além do pagamento do ingresso.

A visita também apresentará o lobby do LCC, que exibe 152 placas de parede – uma para cada missão guiada no local desde a primeira, a missão não tripulada Apollo 4 em 1967. Estão incluídas as missões tripuladas Apollo à Lua, o Projeto de Teste Apollo-Soyuz em 1975, os lançamentos Saturn V para o Skylab em meados dos anos 70 e os lançamentos do Programa de 30 anos do Ônibus Espacial.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Viagem ZH no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros