Obituário13/02/2014 | 10h06

Morre o escultor sonoro francês François Baschet

Artista de 93 anos morreu nesta terça-feira

Enviar para um amigo
Morre o escultor sonoro francês François Baschet YouTube/Reprodução
Cristal Baschet, uma da criações do artista francês Foto: YouTube / Reprodução

O inventivo criador de instrumentos musicais François Baschet faleceu nesta terça-feira à noite, aos 93 anos, em Barcelona. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Universidade de Barcelona.

"Da oficina que o mestre ajudou a criar, continuaremos trabalhando para preservar e desenvolver seus ideias, tal como ele sempre quis", disse em nota a Universidade de Barcelona, que conta com uma Oficina de Escultura Sonora com o nome do criador francês.

Ao lado do irmão Bernard (1917), François Baschet contribui com inovações para a música do século 20 no campo da acústica musical. O cristal Baschet é uma de seus instrumentos mais conhecidos, formado por tubos de cristal que oscilam para gerar timbres únicos.

Assista a uma performance com o cristal Baschet:

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoEstá começando no Studio Clio o bate-papo com Humberto Gessinger, acompanhe ao vivo por aqui: http://t.co/wKvIVR5ykT http://t.co/sn2xNqqoAIhá 15 horas Retweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoPalestra de Gonçalo M. Tavares lança 7ª FestiPoa nesta terça-feira -->> http://t.co/hqjNAHPEKS http://t.co/jK9UsoT5r0há 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros