Luto29/01/2014 | 12h23

Quadrinista belga Philippe Delaby morre aos 53 anos

Aos 18 anos, ele venceu um concurso para jovens cartunistas que abriu as páginas da revista Tintin

Enviar para um amigo

O cartunista belga Philippe Delaby, que deu nova vida às histórias em quadrinhos, especialmente com Murena, morreu na terça-feira aos 53 anos, informou nesta quarta-feira a editora Dargaud, com sede em Paris.

– Philippe Delaby era há quase 20 anos um dos maiores artistas dos quadrinhos (...). Sua paixão, energia, atenção aos detalhes e a força de seus personagens fizeram da série Murena, roteirizada por seu amigo Jean Dufaux, um sucesso internacional aclamado por milhares de leitores e reconhecida pelos maiores especialistas de Antiguidade Romana – ressaltou Dargaud.

Nascido em Tournai (Bélgica), em 1961, Philippe Delaby possuía talentos inatos como desenhista. Foi aos oito anos de idade que nasceu sua paixão pelos quadrinhos. Aos 14 anos, ele entrou para a Academia de Belas Artes de sua cidade natal, onde aperfeiçoou seus dons.

Fascinado por Ingres e os mestres flamengos, aprendeu não somente o desenho, como também a pintura a óleo. Sua atração por histórias em quadrinhos prevaleceu e, aos 18 anos, ele venceu um concurso para jovens cartunistas que abriu as páginas da revista Tintin.

Para a revista, ele traduziu em imagens, sobre cenários de Yves Duval, Arthur no reino do Impossível e Ricardo Coração de Leão, dois épicos que lhe renderam o Prêmio Clio do Salão de História de Paris, em 1993. No mesmo ano, desenhou Bran, escrito por Jean-Luc Vernal, que conta a história de um jovem gaulês.

Em 1994, com o escritor Luc Delisse, publicou em Lombard A Estrela Polar, um thriller de fantasia medieval. Em 1997, incentivado pelo escritor Jean Dufaux, ressuscitou de forma magistral a Roma imperial de Nero em Murena, publicado pela Dargaud e premiado em diversos festivais.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoEstá começando no Studio Clio o bate-papo com Humberto Gessinger, acompanhe ao vivo por aqui: http://t.co/wKvIVR5ykT http://t.co/sn2xNqqoAIhá 1 diaRetweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoPalestra de Gonçalo M. Tavares lança 7ª FestiPoa nesta terça-feira -->> http://t.co/hqjNAHPEKS http://t.co/jK9UsoT5r0há 2 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros