Onde o público estiver28/01/2014 | 17h01

4º Festival Sesc de Música empolga pelotenses

De praças a igrejas, festival busca novos palcos em Pelotas

Enviar para um amigo
4º Festival Sesc de Música empolga pelotenses Marcel Ávila/Especial
Foto: Marcel Ávila / Especial

Um homem, dizendo-se ateu, ao entrar na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, confidenciou que não pisava em uma igreja havia mais de uma década. Dez minutos depois, exclamou, perplexo:

– Mas isso dá até vontade de rezar!

“Isso” era a Orquestra e Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música, que se apresentava no local, em um dos 38 espetáculos – do total de 48 – oferecidos pelo 4º Festival Internacional Sesc de Música para além do palco do Theatro Guarany.


Até 31 de janeiro, as apresentações gratuitas espalham-se em diferentes espaços da cidade, como a própria Catedral, a Biblioteca Pública, o Museu da Baronesa, o Hospital Espírita de Pelotas, o chafariz da Praça Coronel Pedro Osório, o Largo da Prefeitura, a frente do Mercado Público, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Colônia de Pescadores Z3, afastada do centro do município por cerca de 25 quilômetros de estrada de chão batido. São espetáculos com convidados e alguns dos 300 alunos de música inscritos e dos 48 professores de 12 países, além do Brasil. O objetivo é despertar o interesse pela música erudita.

– Nunca tinha escutado ao vivo esse instrumento. Muito lindo – afirmou a moradora da colônia de Pescadores Z3 Claudete Ferreira, 59 anos, ao ouvir um quarteto de saxofone no salão paroquial da comunidade.

A experiência também é celebrada pelos músicos:

– É a segunda vez que venho. No ano passado, fizemos um recital no Calçadão e, neste ano, aqui (Colônia de Pescadores). É uma experiência única porque conhecemos a cidade e o público responde muito bem – diz o professor de saxofone Jean François Guay, que veio de Montreal, Canadá.

No vídeo abaixo, uma apresentação do quarteto de saxofone no salão paroquial da Colônia de Pescadores.



Confira a programação completa do festival em www.sesc-rs.com.br/festival.

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoEstá começando no Studio Clio o bate-papo com Humberto Gessinger, acompanhe ao vivo por aqui: http://t.co/wKvIVR5ykT http://t.co/sn2xNqqoAIhá 21 horas Retweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoPalestra de Gonçalo M. Tavares lança 7ª FestiPoa nesta terça-feira -->> http://t.co/hqjNAHPEKS http://t.co/jK9UsoT5r0há 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros