Medalhista do cinema10/08/2012 | 22h58

Homenageada na abertura do Festival de Gramado, Eva Wilma relembra o passado

Atriz subiu ao palco para receber prêmio especial e recordou medalha recebida no Estado em 1960

Enviar para um amigo
Homenageada na abertura do Festival de Gramado, Eva Wilma relembra o passado Adriana Franciosi/Agencia RBS
Eva Wilma com o prêmio Cidade de Gramado, homenagem do Festival de Cinema Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Pela homenagem do Festival de Gramado, Eva Wilma voltou a ocupar a tela de um cinema. Por alguns minutos na noite de sexta-feira, o desejo da atriz em voltar a fazer um filme foi o enredo da edição de imagens e depoimentos que relembraram sua carreira.

Ainda entre o público no Cine Embaixador, dentro do Palácio dos Festivais, a atriz de 78 anos se emocionou ao se rever em cena, ao ouvir os relatos envolventes de amigos dos sets. Foi ao ocupar o púlpito, no entanto, que ela encantou a todos.

– Ao ver esses recortes, acho que essa atriz até merece voltar ao cinema – divertiu-se.

As memórias a fizeram tirar do bolso uma medalha envelhecida, de ouro com diamantes, dividindo as mãos com o troféu Cidade de Gramado, que havia recebido minutos antes como homenagem do Festival.

– Era 1960, eu ainda estava engatinhando na carreira de atriz e vieram todos para Porto Alegre. Eu cheguei e fui colocada num jipe ao lado de Grande Otelo. Foi o meu momento de rainha da Inglaterra. E no Festival de Cinema Nacional de Porto Alegre, eu ganhei a minha medalha olímpica – orgulha-se, ainda emocionada.

O discurso, cheio de idas e vindas ao passado, foi encerrado com a leitura da inscrição gravada na medalha, palavras, acredita a atriz, do então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola:

– A indústria nacional do cinema será o elo que unirá todos os brasileiros.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoEm novo álbum, Jorge Drexler busca inspiração nos ritmos latinos -->> http://t.co/zq3zL1GotU http://t.co/PqBuandUlKhá 4 horas Retweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoPresidente da Colômbia nega que García Márquez esteja com metástase -->> http://t.co/6AMkSpdhUQ http://t.co/TKZ9stxviShá 2 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros