Luto no cinema16/06/2012 | 10h30Atualizada em 16/06/2012 | 11h52

Morre cineasta italiano Giuseppe Bertolucci

O anúncio da morte de Giuseppe foi feito pela viúva do diretor junto com seu irmão, Bernardo Bertolucci

Enviar para um amigo
Morre cineasta italiano Giuseppe Bertolucci Gabriel  Bouys/AFP
O último trabalho de Giuseppe Bertolucci para o cinema foi o documentário "Pasolini Prossimo Nostro", em 2006 Foto: Gabriel Bouys / AFP

Foi anunciada oficialmente neste sábado (16) a morte do cineasta e roteirista italiano Giuseppe Bertolucci, irmão do também diretor Bernardo Bertolucci. Giuseppe morreu aos 65 anos na cidade de Diso, na Itália, depois de passar um longo período doente. O falecimeto foi confirmado por sua viúva, Lucilla Albano, e seu irmão mais velho, Bernardo.

Nascido no dia 27 de fevereiro de 1947 em Parma, Giuseppe era filho do poeta Attilio Bertolucci, um dos mais importantes nomes da literatura italiana contemporânea. Giuseppe iniciou a carreira no cinema ao lado do irmão Bernardo no longa-metragem Strategia do Ragno (1970).

Em 1976, os irmãos assinaram outra parceria no roteiro de 1900, que contou com a participação dos atores Robert De Niro, Donald Sutherland, Gérard Dépardieu e Burt Lancaster.

Os destaques de seu trabalho como diretor são Cammelli (1988) e Berlinguer ti Voglio Bene (1977), protagonizada por Roberto Benigni. Nos anos 2000, Giuseppe dirigiu Segni Particolari - Appunti Per Un Film sull'Emilia Romagna, em 2003, quando descreveu a região italiana de Emília Romanha. 

Em seu último trabalho, em 2006, assinou o documentário Pasolini Prossimo Nostro, que contém uma entrevista com o polêmico cineasta Pier Paolo Pasolini, assassinado em 2 de novembro de 1975 enquanto dirigia Salò ou os 120 Dias de Sodoma.

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoEstá começando no Studio Clio o bate-papo com Humberto Gessinger, acompanhe ao vivo por aqui: http://t.co/wKvIVR5ykT http://t.co/sn2xNqqoAIhá 11 horas Retweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoSucesso de vendas, livro "AC/DC: A Biografia" é lançado esta semana no Brasil -->> http://t.co/AVJXcFRnNm http://t.co/l3UK6mVK0phá 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros