Obituário04/05/2012 | 06h48Atualizada em 04/05/2012 | 09h45

Aos 91 anos, cantor Tinoco morre em hospital de São Paulo

Sertanejo ficou conhecido no país ao formar dupla com o irmão Tonico, com quem vendeu cerca de 150 milhões de discos

Enviar para um amigo
Aos 91 anos, cantor Tinoco morre em hospital de São Paulo Divulgação/
Tinoco foi um dos precursores do gênero sertanejo Foto: Divulgação

O cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, morreu em São Paulo na madrugada desta sexta-feira. Ele estava internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa. Tinoco tinha 91 anos.

A notícia da morte do cantor teve grande repercussão na internet no início da manhã. Antes das 7h, a palavra "Tinoco" já estava nos Trending Topics mundiais do Twitter, uma lista dos termos mais citados em postagens no microblog.

O sertanejo passou mal na tarde de quinta-feira, quando foi internado com crise respiratória. Os médicos afirmaram aos familiares, segundo estes, que, pelos sinais apresentados pelo cantor, ele havia sofrido um enfarte dois dias antes, apesar de não ter sentido os sintomas. Antes de falecer, Tinoco teve duas paradas cardíacas no hospital.

Um pioneiro do gênero caipira

Com o irmão Tonico (João Perez, morto em 1994, aos 77 anos), Tinoco formou uma das mais importantes parcerias artísticas da música brasileira. A dupla, surgida nos anos 1930 no interior de São Paulo, foi uma das precursoras do gênero sertanejo e ajudou a popularizar os temas do cancioneiro caipira em âmbito nacional.

Em galeria de fotos, relembre algumas capas de discos da dupla

Em mais de 50 anos de carreira, quando ficaram conhecidos como "A Dupla Coração do Brasil", Tonico e Tinoco gravaram dezenas de álbuns que venderam 150 milhões de cópias, imortalizando canções como Chico Mineiro, Moreninha Linda, Tristeza do Jeca, Adeus, Mariana e Adeus, Paulistinha.

Veja uma das apresentações dos artistas:

Comentar esta matéria Comentários (7)

Faviane

Infelizmente, mais um ser que fez história na música do Brasil, mas com certeza, se fosse um cantor da atualidade, com essas musicas sem padrão, a midia td tava divulgando em páginas inteiras de site, e não em pequenas reporagens como vi hoje.

04/05/2012 | 17h59 Denunciar

Mateus Rachelle Soccol

Vim ao fim da matéria para ver quantos comentários existiam. Aos que não sabem ou duvidam, essa dupla influenciou toda geração de cantores sertanejos existentes e muitos músicos e bandas gaúchas também. Com o meu, serão 2 comentários...., Que descanse em paz e vendo o Luar do Sertão dele...

04/05/2012 | 14h04 Denunciar

pauloricardodarosalopes

Marcaram época e deixarão muitas saudades refletidas nas suas musicas caipiras. Pessoas boas que fizeram felizes as pessoas e lugares por onde passaram. Não se pode dizer o mesmo de outras classes. Fiquem na paz de Deus, e obrigado duplinha de Ouro, até breve!

04/05/2012 | 12h14 Denunciar

Adonis

Com certeza o brasil perde um de seus maiores cantores e interpetres da nossa musica ....tenho certeza que estas num mundo bem melhor ....fica com deus .

04/05/2012 | 11h35 Denunciar

Danilo Jr

Dessa vez foi o segundo nome da dupla. (Leandro e Leonardo, Claudinho e Buchecha, João Paulo e Daniel, etc)

04/05/2012 | 11h12 Denunciar

José Leonardo

Isso que é música sertaneja, não o que se houve hoje em dia, que nada mais é do que música brega com letras de dor de corno. RIP

04/05/2012 | 10h04 Denunciar

Crísthel Lamb Hanauer

Que pena, Tinoco juntamente com Tonico, marcaram o Brasil em termo de sertanejo de raiz, eu juntamente com meus pais e avós eramos muito fãs deles, que descanse em paz Tinoco. :) =D

04/05/2012 | 08h24 Denunciar

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoPresidente da Colômbia nega que García Márquez esteja com metástase -->> http://t.co/6AMkSpdhUQ http://t.co/TKZ9stxviShá 22 horas Retweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoHumberto Gessinger participa do bate-papo "Com a Palavra", no StudioClio -->> http://t.co/1zMdAgJTlo http://t.co/0ewttpvDAIhá 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros