Sob teto sagrado11/05/2012 | 16h00

Clipe gera polêmica ao insinuar beijo lésbico dentro da catedral de Santo Ângelo

Com a música "Se eu não olhar pra você", a banda Bardoefada apresenta a cena de um casamento, com irreverência e sensualidade

Enviar para um amigo
Clipe gera polêmica ao insinuar beijo lésbico dentro da catedral de Santo Ângelo YouTube/Reprodução
Em uma das cenas do videoclipe, a vocalista da banda quase beija outra mulher Foto: YouTube / Reprodução
O clipe de uma banda de rock gravado dentro da Catedral Angelopolitana está dando o que falar na região das Missões. A polêmica teve início depois que a gravação foi parar na TV Garagem do Faustão, programa que vai ao ar no site do programa. Com a música Se Eu Não Olhar Pra Você, a banda Bardoefada apresenta a cena de um casamento, com irreverência e sensualidade. Ao longo da execução, a vocalista quase beija outra mulher.

A gravação é de 2011, mas agora despertou o descontentamento das pessoas ao ganhar as redes sociais e a atenção do público nacional. Principal atração turística da cidade, a catedral é uma réplica da igreja original das reduções jesuítico-guarani construída em 1706.

Conhecido por tocar no casamento de familiares, o baixista da banda, Ricardo Kiliam, que prefere ser chamado de Bardo, pediu autorização da paróquia para gravar o clipe.

— Pensamos que seria um vídeo para divulgar o trabalho dele. Consideramos as cenas impróprias para um espaço sagrado. Pedimos desculpas à comunidade. Já pedimos várias vezes para o que vídeo seja retirado da internet — diz o pároco Rosalvo Frey.

Bardo, no entanto, garante que a banda não teve a intenção de ofender os cristãos e que não pretende tirar o vídeo da internet.

— A banda tem como temática a relação homossexual e livre. Enfim, algo diferente da moral cristã. Não tivemos a intenção de ofender ninguém. Isso é arte e a arte não ofende. Tirar o clipe da internet está fora de cogitação. A web é um espaço livre — fala.

Veja o videoclipe:

Comentar esta matéria Comentários (19)

Jussara

E mais, como o Padre simplesmente "larga" a igreja, que é considerada patrimônio cultural, nas mãos de um grupo de pessoas sem ligação com a mesma, sem nenhuma supervisão?? Pedir que retirem o vídeo da internet agora é o mesmo que chorar o leite derramado.

13/05/2012 | 03h55 Denunciar

Jussara

Eles foram ousados, com a intenção de causar polêmica e obter mais visualizações. Não invadiram nada, como alguns comentaram aí, pediram autorização e o padre concedeu. Pq o padre não se preocupou em verificar o roteiro/conteúdo das filmagens antes e durante as gravações???

13/05/2012 | 03h53 Denunciar

XYZ

O local escolhido para filmar o clipe, seu conteúdo (conteúdo?...), a letra (letra?...), tudo que diz respeito a esse clipe é não somente ridículo como pecaminoso. Esta não é a nova era que Deus quer e que por Ele vai ser implementada. Muita coisa neste mundo está a legítima porcaria, sujeira pura.

11/05/2012 | 21h07 Denunciar

MILTON SIMON PIRES

Que beleza de clipe ! Que artistas ! Que coisa linda ! Voc¿s aí da Redação e a "Companheirada" da UFRGS e do Partidão devem estar orgulhosos, hein? Pq não mandam a reportagem para o New York Times?? Apresentem para o "núcleo de cinema da NYU !...rsss

11/05/2012 | 19h36 Denunciar

Rodrigo

A expressão é livre, o problema é o local da gravação. A cena do casamento poderia ser feita em qualquer outro local, até mesmo em lugar aberto e com mais qualidade. Gravar sem explicar para o responsável (o padre) o teor do clipe é uma atitude complicada. Mas, fora isso, a banda tem talento.

11/05/2012 | 19h14 Denunciar

Sr. Razão

Hitler tem um pensamento sobre os judeos, cristãos fervorosos tem um pensamento sobre homossexuais. Liberdade de dircurso de ódio a todos, ou a ninguem.. Falam como se igrejas fossem territórios sagrados, onde nunca ocorreu por exemplo, casos de pedofilia (muito comuns por sinal).

11/05/2012 | 19h03 Denunciar

FATIMA

Falta de respeito é fome, miséria, corrupção... Agora amor, seja da forma que for... Meados de 2012 e o povinho continua com este pensamento.... Triste, muito triste

11/05/2012 | 18h53 Denunciar

Elias Los Santos

Não vi mal nenhum no clipe.A banda é boa, o som é legal, o clipe é simples (e a garota nem chegou a beijar a vocalista) e a WEB é livre para todos!....Tenho dito...

11/05/2012 | 18h44 Denunciar

Gardel

Vc quer respeito? Então respeite aos outros. A Igreja pussui uma posição clara quanto a homossexualidade, e deve ser respeitada, assim como todo gay tb deve ser. Logo, promover cenas profanas na igreja não favorece nem aos gays, nem a igreja. Temos muito para evoluir ainda (todos).

11/05/2012 | 17h58 Denunciar

Rejane

Um padre propagando o preconceito?? Pq uma cena que SIMULA um beijo entre 2 mulheres é impróprio para um lugar sagrado? É crime?? Agora sim que tem que divulgar esse clip!

11/05/2012 | 17h43 Denunciar

Roberto

MUITO RUIM MEEEEEESMO. GENTE FEIA E SEI LÁ MAIS O QUÊ. PERDA TOTAL, SEM FALAR NO DESRESPEITO COM AS PESSOAS DA IGREJA. RIDÍCULO

11/05/2012 | 17h33 Denunciar

Daniela Nichele

Que Clipe Ridículo!

11/05/2012 | 17h28 Denunciar

Angel

Se tivessem filmado um assassinato a igreja iria dar tanta importância?? Ou matar não fere tanto os princípios cristãos?... Na minha opinião estão exagerando...

11/05/2012 | 17h26 Denunciar

vitor hugo

Eu diria o seguinte: quando o som é UB são necessárias outras coisas para chamar a atenção...quando o som é bom, basta os músicos ali tocando e era isso.

11/05/2012 | 17h11 Denunciar

Andre

Um grupo que luta por espaço na sociedade mas faz isso invadindo o espaço dos outros não sabe o que é liberdade. Sabemos que cada ocasião nos exige uma postura, uma forma de se vestir e até de falar diferente. Porque perseguir a igreja que não pactua com isso se nem mesmo os tais pactuam com a fé?

11/05/2012 | 17h10 Denunciar

Rafael Nunes

Bons tempos aqueles em que havia respeito pelos outros, pelas coisas sagradas. A web pode ser livre, sem problemas; o que não pode ser livre é a falta de respeito com os cristãos. Se o músico quiser propagar a baixaria que o faça longe de um símbolo católico como a Igreja. Lamentável esse clip.

11/05/2012 | 16h57 Denunciar

José Agustoni

A web é um espaço LIVRE!!!

11/05/2012 | 16h43 Denunciar

Alexandre

Pô meu amigo, se tu afirma que "A banda tem como temática a relação homossexual e livre. Enfim, algo diferente da moral cristã." é porque sabia muito bem que gravar dentro da Igreja, que abriu as portas a vocês, seria no mínimo um grande desrespeito.

11/05/2012 | 16h20 Denunciar

P@ulo

Elas não tem coturno para fazer isto numa mesquita! Se lá fizeram vão ter uma resposta a altura, e merecida.

11/05/2012 | 16h20 Denunciar

Siga Segundo Caderno no Twitter

  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoEstá começando no Studio Clio o bate-papo com Humberto Gessinger, acompanhe ao vivo por aqui: http://t.co/wKvIVR5ykT http://t.co/sn2xNqqoAIhá 21 horas Retweet
  • segundocaderno

    segundocaderno

    segundocadernoSucesso de vendas, livro "AC/DC: A Biografia" é lançado esta semana no Brasil -->> http://t.co/AVJXcFRnNm http://t.co/l3UK6mVK0phá 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros