Luz à cultura18/01/2012 | 10h17

Carlos Tenius resgata iluminação do Monumento aos Açorianos

Artista deseja chamar a atenção do poder público para a valorização de símbolos gaúchos

Enviar para um amigo
Carlos Tenius resgata iluminação do Monumento aos Açorianos  Tárlis Schneider/Agencia RBS
Em intervenção do Artemosfera, o Monumento aos Açorianos teve de volta a sua iluminação original Foto: Tárlis Schneider / Agencia RBS

Conhecida obra da cultura gaúcha, o Monumento aos Açorianos foi criado no ano de 1974 pelo artista Carlos Tenius. Na época, o escultor a produziu com o intuito de homenagear os primeiros casais açorianos que povoaram a cidade de Porto Alegre. Entretanto, o que poucos sabem é que a escultura contava com uma iluminação especial que, com o tempo, foi perdida. Agora, em intervenção integrante do circuito de arte urbana Artemosfera, Carlos resgata o projeto original para dar, de novo, luz ao monumento localizado na Avenida Borges de Medeiros.

Tenius ressalta que a iluminação nunca poderia ter sido deixada de lado, já que, na época de inauguração do monumento, era considerada o seu ponto alto. Apesar da situação da obra, o artista não acredita que os porto-alegrenses tenham se esquecido dos símbolos que reforçam a sua cultura. Contudo, lembra que o poder público poderia os valorizar, mantendo-os conservados e reforçando sua relevância histórica à população.

– Reveste-se da importância em chamar a atenção à valorização histórica, de preservação e de criação em arte pública – diz Carlos – Minha participação no Artemosfera tem o objetivo de incentivar e de conscientizar o município para a fundamental preservação do monumento, uma vez que se encontra com grandes focos de corrosão e sob um risco, em médio prazo, de adernamento.

O circuito de arte urbana Artemosfera é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim. O projeto tem o apoio de Tintas Renner e da Prefeitura de Porto Alegre.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários
clicRBS
Nova busca - outros