Arte31/10/2011 | 06h10

Projeto Artemosfera vai mostrar uma Porto Alegre diferente

Circuito de arte urbana estará em pelo menos 40 bairros

Enviar para um amigo
Projeto Artemosfera vai mostrar uma Porto Alegre diferente Raul Hilgert/Divulgação
Simulação digital do projeto do artista Raul Hilgert no Parcão Foto: Raul Hilgert / Divulgação

Um painel de cerca de 15 metros de comprimento ocupando a altura total do Muro da Mauá, no Centro, no qual se vê, em uma grande fotografia, a paisagem que poderia ser contemplada caso o muro não estivesse lá. Aplicações de grama preta sobre a grama do Parcão, no Moinhos de Vento, alterando a vista que se tem da rua.

Agora imagine se intervenções como essas se espalhassem por pelo menos 40 bairros de Porto Alegre, em um megaevento que fizesse a população repensar sua ligação com a cidade. Pois assim será o circuito de arte urbana Artemosfera, uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e TIM e apoio de Tintas Renner e prefeitura de Porto Alegre.

> Artemosfera pretende levar a arte para perto das pessoas

Congregando artistas de diversas gerações, o projeto estreia na segunda quinzena de novembro. A arte será o oxigênio que os porto-alegrenses vão respirar. A ideia segue tendência mundial de megaeventos que revitalizam o espaço urbano por meio da criatividade.

Leandro Selister é o artista que pretende fazer a intervenção no Muro da Mauá descrita no início do texto:

– Intervenção urbana é sempre uma possibilidade de explorar assuntos do cotidiano das pessoas e a partir deles criar uma discussão. A intenção também é desacomodar o olhar cada vez mais viciado e anestesiado dos dias atuais.

Idealizador da intervenção no Parcão, Raul Hilgert adianta:

– Elementos gráficos, compostos de grama preta, vão dar maior movimento ao percurso, criando um contraste com o fundo de grama. Este efeito poderá ser observado em toda a extensão da Perimetral.

Acesse o site do projeto: www.artemosferapoa.com.br

Siga o Twitter: @artemosferapoa

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários
clicRBS
Nova busca - outros